Senhores leitores do meu blog, como eu já havia dito antes em outra matéria onde expus o meu lado de pai de dependente químico, pedi ao meu filho que escrevesse o testemunho de um adolescente que infelizmente viu na droga sua fuga ou sua amiga, e ele prontamente concordou afim de ajudar pais e jovens como ele. Esperamos que nossos depoimentos sejam úteis, principalmente o dele.
Saliento que o texto está todo em maiúsculo porque tem o significado de um grito contra as drogas, já que textos digitados em maiúsculas significam isso na net, ou seja, grito.
MEU NOME É EVANDRO, TENHO 22 ANOS E RESIDO NA CIDADE DE SANTO ANDRÉ. BEM, SOU UM EX-DEPENDENTE QUÍMICO E HÁ SETE MESES E ALGUNS DIAS ESTOU LIMPO DAS DROGAS, GRAÇAS A DEUS E A MINHA BOA VONTADE. MINHA DEPENDÊNCIA QUÍMICA COMEÇOU AOS 19 ANOS, POIS EU TINHA CONHECIDO UMA GAROTA AOS MEUS 17 ANOS E ME RELACIONADO COM ELA, APÓS DOIS ANOS DE RELACIONAMENTO NOS DESENTENDEMOS E DEMOS FIM AO MESMO.
APÓS O TÉRMINO ENTREI EM DEPRESSÃO PORQUE ACHEI QUE TINHA PERDIDO O AMOR A VIDA, FOI QUANDO CONHECI UM PESSOAL QUE ERA USUÁRIO E COMECEI A SAIR COM ELES, CERTO DIA UM DELES ME DISSE QUE A COCAÍNA ERA GOSTOSA E QUE SE EU USASSE IRIA GOSTAR, A PARTIR DAÍ ME INTERESSEI E FIZ O MEU PRIMEIRO USO, DESDE ENTÃO ME APAIXONEI PELA DROGA, COMECEI A USAR SÓ EM FINAIS DE SEMANA ACHANDO QUE PODERIA DOMINÁ-LA, MAS APÓS UM CERTO TEMPO, COISA DE ALGUNS MESES, QUEM PASSOU A ME DOMINAR FOI ELA, TROCAVA A NOITE PELO DIA, NÃO TINHA MAIS VONTADE DE VIVER PRA NADA, SÓ QUERIA VIVER PRO MEU USO, EU VIVIA PRA USAR, E USAVA PRA VIVER.
COM O TEMPO NÃO QUIS MAIS SABER DE TRABALHAR, NÃO QUERIA SABER DA MINHA FAMÍLIA. APENAS QUERIA ENCONTRAR MEIOS E MANEIRAS DE ARRUMAR DINHEIRO PRA CONSEGUIR MINHA DROGA DE PREFERÊNCIA, A COCAÍNA, QUANDO EU NÃO CONSEGUIA DINHEIRO EU TIRAVA AS COISAS DE CASA PRA VENDER E COMPRAR A MINHA DROGA PREFERIDA, ATÉ QUE CHEGOU O DIA EM QUE JÁ NÃO HAVIA MAIS O QUE VENDER, POIS VENDIA TUDO O QUE GANHAVA, DESDE BLUSAS ATÉ CELULARES.
APÓS UM ANO E MEIO DE USO JÁ TINHA PERDIDO TUDO, EU JÁ NÃO AGUENTAVA MAIS A VIDA QUE EU ESTAVA LEVANDO E PEDI AJUDA AOS MEUS PAIS. DECIDIMOS QUE EU IRIA ME INTERNAR, E EM AGOSTO DO ANO PASSADO (2008) ME INTERNEI. O TRATAMENTO SERIA DE SEIS MESES, MAS APÓS 3 MESES E 20 DIAS SAÍ PARA RESSOCIALIZAÇÃO, ONDE EU DEVERIA PASSAR 10 DIAS EM CASA E VOLTAR PARA A CLÍNICA, APÓS OS DEZ DIAS EU PENSEI QUE ESTAVA PRONTO PARA VIVER NA SOCIEDADE, CONVERSEI COM MEUS PAIS E DISSE QUE EU NÃO PRECISARIA MAIS VOLTAR, E MAIS UMA VEZ ELES CONFIARAM EM MIM, FOI O PIOR ERRO QUE COMETI, POIS EU REALMENTE NÃO ESTAVA PRONTO, MESMO ASSIM PERMANECI 2 MESES LIMPO NA RUA.
UM CERTO DIA MEU PAI ME DEU DINHEIRO PARA SAIR COM UNS NOVOS AMIGOS E APÓS PASSAR EM FRENTE DE UM PONTO DE VENDAS DE DROGAS, ME DEPAREI COM A CURIOSIDADE, AFINAL, JÁ FAZIAM 6 MESES QUE NÃO USAVA DROGA E NESTE DIA FIQUEI CURIOSO PRA SABER SE EU USASSE APENAS UMA VEZ EU TERIA AQUELA PRIMEIRA ONDA DE QUANDO EU USEI A PRIMEIRA VEZ, FOI UMA OUTRA ILUSÃO, NÃO TIVE AQUELA PRIMEIRA BRISA E ACABEI VOLTANDO AO USO DE UMA FORMA FORA DO NORMAL, AQUELA QUE EU PENSAVA QUE IRIA SER APENAS UMA, SE TORNOU EM VÁRIAS, ONDE EU TIVE A MINHA RECAÍDA E VOLTEI AO USO A TODO VAPOR, 1 PRA MIM ERA POUCO E 1000 JÁ NÃO BASTAVAM, QUANTO MAIS EU USAVA MAIS EU QUERIA. APÓS DUAS SEMANAS DA MINHA RECAÍDA ONDE EU USEI TODOS OS DIAS, RESOLVI ME INTERNAR DE NOVO, E EM MARÇO DESTE ANO ME INTERNEI, DESTA VEZ FIZ MEU TRATAMENTO POR INTEIRO, E HOJE APÓS SEIS MESES NA CLINICA E 1 MÊS NA RUA, TENHO A PLENA CERTEZA QUE ESTOU BEM, SÓ QUE SEI TAMBÉM QUE SOZINHO EU NÃO POSSO, POR ISSO CONTINUO FREQUENTANDO AS REUNIÕES DE N.A. (NARCÓTICOS ANÔNIMOS), ONDE EXPONHO AS DIFICULDADES E ALEGRIAS QUE VENHO TENDO NO MEU DIA A DIA, POIS LÁ EU ENCONTRO PESSOAS QUE TAMBÉM ENCONTRARAM UMA NOVA MANEIRA DE VIVER SEM DROGAS E SEI QUE ELAS ME ENTENDEM, POIS PASSARAM PELAS MESMAS DIFICULDADES QUE EU, AS HISTÓRIAS SÃO TODAS PARECIDAS E O QUE MUDAM SÃO APENAS OS PERSONAGENS.
UMA COISA EU TENHO CERTEZA, O QUE ME LEVAVA A USAR DROGA ERAM OS MEUS SENTIMENTOS, POIS QUANDO ESTAVA FELIZ USAVA POR ESTAR FELIZ, E QUANDO ESTAVA TRISTE USAVA PORQUE ESTAVA TRISTE. AGORA EU VIVO SÓ POR HOJE, VIVO CADA DIA COMO SE FOSSE O ÚLTIMO, POIS A DROGA É APENAS UMA ILUSÃO, EU USAVA PRA FUGIR DOS PROBLEMAS, POIS QUANDO EU USAVA NÃO QUERIA SABER DE NADA E DE NINGUÉM, MAS APÓS O TÉRMINO DO EFEITO DA DROGA OS PROBLEMAS VOLTAVAM E AINDA PIORES. HOJE ENFRENTO MINHAS DIFICULDADES E MEUS PROBLEMAS DE CABEÇA ERGUIDA, POIS TENHO MEUS PAIS QUE FORAM MUITO IMPORTANTES NA MINHA RECUPERAÇÃO, E CONTO TAMBÉM COM MEUS COMPANHEIROS DE N.A.
ESPERO QUE MINHA HISTÓRIA POSSA CONSCIENTIZAR ALGUÉM QUE ESTEJA NESTA VIDA, POIS SÓ EU SEI O QUANTO SOFRI POR UMA COISA QUE CABIA NA PALMA DA MINHA MÃO.
"SÓ POR HOJE" EU ENTREGO MINHA VIDA E MINHAS VONTADES NAS MÃOS DE DEUS.
Outros conteúdos sobre o tema: