domingo, 20 de setembro de 2009

Depoimento de um pai de dependente

Olá senhores leitores do meu blog, este texto se trata de um depoimento meu sobre meu filho, que nesta semana saiu da clínica onde esteve internado para tratamento de dependência química, no caso dele, a droga em questão era a cocaína. Espero profundamente que o relato sirva para ajudar alguém, sejam os próprios dependentes ou seus familiares.

Constatei a dependência de meu filho há um ano atrás, pois em alguns dos finais de semana que ele vinha passar comigo - mora com a mãe - algumas situações me fizeram perceber que alguma coisa estava errada, já que todo pai de adolescente tem obrigação de se informar sobre drogas e algo que eu havia lido sobre o assunto estavam acontecendo dentro de minha casa, ou seja, alguns dos sintomas que um dependente apresenta, entre eles a troca da noite pelo dia e coisas sumindo de casa.

Confirmada minha suspeita através do aparecimento de algumas cápsulas vazias utilizadas para venda da cocaína, e após conversa com a mãe que relatou os mesmo sintomas resolvemos interná-lo em agosto do ano passado e ele aceitou a internação entendendo que era sua única saída. O tratamento apresentou resultados a ponto de encurtarmos em dois meses, ou seja, deveria cumprir seis meses e saiu após quatro, erro nosso. O retorno à vida normal correu bem durante quase dois meses em que veio ficar comigo, e por fraqueza dele, recaiu, mas percebi em dois dias e novamente o internamos, e agora para cumprir o tratamento completo, e cumpriu.

O primeiro tratamento correu bem, e meu filho apenas por burrice teve uma recaída, burrice esta compreendida por ele agora que viu mais uma vez o retrocesso em sua vida e os males que a droga lhe trouxe. Para os pais que estão passando por esta tristeza de ter um filho dependente eu recomendo que procurem uma clínica para recuperá-lo, pois sem ajuda profissional e especializada é difícil a recuperação. O maior problema da recuperação é o custo das clínicas, já que o governo gasta milhões sustentando marginais presos e não se preocupa na recuperação de nossos jovens que por fraqueza viram na droga uma amiga.

Informo a quem precise, o site da clínica onde meu filho fez o tratamento, pois em pesquisas que fiz foi a mais acessível. Em breve estarei colocando no blog um depoimento de meu filho expondo o lado do dependente para que saibamos mais sobre o mal que atinge todas as classes sociais.

Outros links sobre o assunto tratados no blog:

11 comentários:

  1. Parabéns!
    Graças a Deus nunca tive esse tipo de problemas com meus filhos, hoje ele tem respectivamente 28 e 26 anos.
    Digo a você parabéns, pois conheço pais que não querem enxergar a verdade e negam que seus filhos sejam dependentes, entregando a vida desses filhos a um caminho sem volta.
    Desejo de coração que seu filho tenha virado essa página negra de sua vida e que lhe dê daqui para frente somente alegria e orgulho.
    São pais como você que o mundo necessita, atenção ao comportamento dos filhos e desdobramento em transformar suas vidas.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá Susi, agradeço suas palavras, e espero profundamente que meu depoimento ajude alguns pais. Por seu comentário já me sinto recompensado. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo ato de amor!!!... Que teu depoimento sirva de exemplo a muitos homens que se dizem "pais"!!!... Desejo profundamente, que tenhas sucesso, cada vez mais, junto ao teu filho e parentes, que contigo vivem este drama da vida real!!!... E saibas que teu drama é muito mais comum do que poderias imaginar, pois nosso país, infelizmente, está tomado e loteado por esta maldição, chamada droga e por seres humanos inescrupulosos que usam nossos jovens, como forma de ganhar dinheiro!!!... Embora eu não o conheça, conte com minha soidariedade e respeito!!!... Abraço... Jorge.

    ResponderExcluir
  4. oi Mauro, tenho um filho que esta saindo da clinica amanha,ele passou 7 meses internado por ser viciado em maconha,estou assustada pois nao sei como lidar com a situacao, sou divorciada e o pai e muito ausente, nao ajuda em nada . Eu queria que voce me ajudasse me dando dicas como devo agir, pois tenho medo de fazer tudo errado. Fico feliz pela recuperacao do seu filho, e estarei orando por voces.
    abracos.....
    Ana Lucia

    ResponderExcluir
  5. Olá Ana Lucia, o que posso te sugerir é que continue atenta, pois como leu em meu depoimento as recaídas são um risco. Faça teu filho frequentar alguma sala de NA (narcóticos anônimos) e se possível vc também frequente alguma dirigida aos pais. Oriente seu filho a mudar as amizades, pois se continuar vendo os "amigos" que o encaminharam no vício certamente ele voltará a usar. Tente fazê-lo ver os males que a droga proporcionou e o que ele perdeu de bom com ela. Boa sorte, fé e muita atenção.

    ResponderExcluir
  6. Mauro, aqui onde moro nao tem nenhuma sala NA e assim fico sem saber como lidar com a situacao,estou com medo ,nao sei como agir.Olha a cidade aqui e pequena e ele nao tem outras amizades a nao ser os velhos amigos.Estou tentando achar um emprego para ele, sei que e dificil, pois as pessoas aqui sabe do que ele ja fez, nao que ele tenha feito coisas graves, mas o preconceito e muito grande.Muito obigado pelo conselho e que Deus te Abencoe ricamente. Abracos
    Ana Lucia

    ResponderExcluir
  7. Mauro moro com um dependente quimico tenho 3 filhas com ele vivo um inferno á 4 ano com pisicoses de que tem alguem dentro de casa que o traiu, já fui embora fugida 2 veses mais ele me achou se enternou por um mes saiu dizendo que estava bém e que não usaria mas,voltou a usar e dis que se eu for embora de novo ele me acha e me mata,eu estou procurando casa e assim que acha vou embora por que não tenho escolha,mas temo pela minha irma eminha sobrinha que vão fica esposta,tenho muito medo que se vingue nelas pela minha fulga ,mas como disse não tenho escolhas sei que Deus está comigo e vai me dar vitoria.que seu filho se recupere e logo vc possa nos da essa boa noticia por que a sua vitoria e a minha vitoria fique com Deus.

    ResponderExcluir
  8. mauro moro com dependente em cocainaele dis o tempo todo que vai me matar por que acha que o traiu já fui embora fugida algumas veses mas ele me achou agora pretendo ir denovo não sei como vai se mas sei que Deus está comigo que Deus abençoe seu filho fique com Deus.

    ResponderExcluir
  9. Aos aflitos que comentaram meu texto eu tenho a seguinte mensagem... Meu filho foi internado por 2 vezes em clínicas, na primeira ficou 4 meses e na segunda ficou 6 meses... ele ficou um tempo sem e depois recaiu... Há uns 3 meses atrás ele se internou novamente por vontade própria numa clínica evangélica e ficou apenas 15 dias lá... não aguentou o tratamento... mas posso dizer que algo aconteceu com ele e costumo dizer a ele agora que Deus o pegou no colo e lhe disse que era sua última chance... Hoje ele se recuperou fisicamente e mentalmente e está muito bem, está frequentando a igreja e embora eu não seja um crente nisso, tenho que crer que alguma coisa divina lhe aconteceu... Tenham fé em Deus... é só o que posso lhes dizer.

    ResponderExcluir
  10. Realmente mauro vc presisa crer , que algo de sobrenatural aconteceu com ele ,vc ñao e crente nisso vc viu a diferença nas outras ele ficou mas tempo e derrepente até com um certo conforto,nessa outra que vc mesmo relata apenas 15 dias e foi o suficiente,por que quem o curou não presisa de muita coisa apenas do primeiro passo,pois ele e Deus o grande EU SOU.....

    ResponderExcluir
  11. Peço a Deus a paz a todos que vive essa situação tão triste,pois só quem tem alguem com esse problema em casa que sabe o quanto é dificil,tenham fé pois Deus esta conosco.

    ResponderExcluir