terça-feira, 18 de setembro de 2012

Indignação desinformada

É impressionante o que a construção de um estádio está causando de manifestações de indignação nas redes sociais e até mesmo nas ruas, isso porque as pessoas vêem o clubismo acima do desenvolvimento social de uma região carente de investimentos e mal vista por investidores, ou seja, a zona leste de São Paulo. Essas pessoas afirmam que ao invés de estádio de futebol, o dinheiro público deveria ser gasto com hospitais, creches, escolas, transporte, etc.

Não posso discordar que o dinheiro público deve ser direcionado mesmo para estes fins, mas sim, a arrecadação, que na verdade são desviadas para contas de partidos, funcionários públicos, empresas fantasmas, etc. Podemos mencionar diversos escândalos que apareceram e aparecem na mídia, e um especialmente em destaque, o mensalão, onde bilhões foram desviados e continuam fora dos cofres públicos, mas com isso ninguém se indigna. Com os milhões desviados pelo Juiz Nicolau ninguém se indigna e ninguém se manifesta, assim como diversos outros já esquecidos.

Retornando ao tapa-olho usado pelo cidadão... Outro dia li como comentário numa postagem, onde o deputado Romário dava informações sobre as inscrições para trabalho voluntário nos futuros eventos que teremos em nosso país, e diversos energúmenos se manifestavam com frases do tipo: "Só trouxa pra trabalhar de graça para a FIFA!", mas poucos brasileiros estão vendo nisso uma oportunidade única de conhecer culturas sem sair do seu país, sendo que pouquíssimos tem a possibilidade de viajar para o exterior buscando essa possibilidade, e mesmo assim, alguns ainda vêem essa chance como trabalho para otários. O mesmo acontece com esse estádio do Corinthians em Itaquera, poucos visualizam os benefícios que ele trará com infraestrutura em torno, como hotéis de alto padrão, lojas, serviços, decentralização e muito mais.

As pessoas preferem bater no ponto do dinheiro público em benefício de um clube, mas não sabem, ou fingem não saber que os benefícios a ele oferecidos são os mesmos cedidos a grandes indústrias que se estabeleçam no município, como por exemplo, montadoras estrangeiras de automóveis, mas ninguém se manifesta nas redes sociais sobre a isenção de IPI para que milhares de veículos sejam vendidos e entupam nossas ruas. Ou isso não é o mesmo caso de deixar de arrecadar para construir creches, hospitais, escolas e transporte? Vamos deixar de ser hipócritas ou ignorantes, e se ainda quiserem se indignar com algo, se indignem com os políticos que você elege.

Para esclarecimento dos desinformados, segue aqui o link com informações completas e corretas de onde e como virão os milhões que estão sendo gastos na construção do estádio do Corinthians: 


3 comentários:

  1. muito interessante o teu blog. assuntos variados e inteligentemente dispostos.
    um abraço,
    maria

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião esta empreitada tem uma agenda política "oculta" que o povão (incluem-se neste comentário os corintianos)não tem condições intelectuais de atingir. Tudo não passa de uma manobra bem arquitetada pelos blocos político-econômicos que controlam o Estado Brasileiro visando seus interesses individuais, utilizando um time de "massa". O "projeto" vai da construção do estádio do Corinthians, passando pelo campeonato brasileiro de 2011, com o foco em 2014, por ocasião das eleições presidenciais. De quem estou falando? Usem a imaginação...

    ResponderExcluir
  3. Noooooossa... independente de eu ser um corintiano... vamos pensar então, só no desenvolvimento da região leste, pois pensar em conspiração já está virando clubismo demais.
    Não será o fato do Lula ser corintiano que lhe dará a presidência de novo, nem por estádio, nem por nada vinculado ao Corinthians... A reestruturação do clube se deve a uma diretoria com visão administrativa e a Ronaldo, que "emprestou" seu prestígio e abriu diversas portas. Respeito o seu comentário, mas essa de conspiração foi o fim da picada.

    ResponderExcluir