terça-feira, 29 de setembro de 2009

Rio de Janeiro e seus protagonistas

Após ter sediado os jogos Pan-americanos o Rio de Janeiro agora ambiciona ser sede das Olimpíadas de 2016, e pelo que está parecendo é uma forte candidata. E a imagem do Rio violento tomado por gangues de traficantes nas dezenas ou centenas de favelas que existem na cidade? Será que não passam em outros países os noticiários que aqui mostram quase diariamente os arrastões nas linhas amarela e vermelha? E as balas perdidas?

No Rio de Janeiro existem dois protagonistas de qualquer filmagem feita por lá, ou mostra-se as belas paisagens e a beleza natural lindíssima, ou mostra-se os valentes soldados do BOPE que diariamente invadem morros em busca de marginais, os dois jamais serão vistos juntos. Este segundo não deve aparecer pra fora do país, e a imagem que se deve ter do Rio lá fora são do Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Maracanã e belas praias, porque praticamente lá existe uma guerra urbana que ninguém consegue conter e se fala em Copa do Mundo e agora Olimpíadas por lá.

Claro que São Paulo, Porto Alegre e outras capitais também tem violência, porém, estas capitais não são dominadas por gangues e a violência é igual a qualquer lugar do mundo, tendo roubos e assassinatos, não é isso que cogito, é sim, o domínio dos traficantes no Rio de Janeiro, capazes de paralisar bairros inteiros pela imposição do pânico, seja pela morte de um traficante ou outro motivo que lhes vier à cabeça.

Que me perdoem os cariocas pela minha opinião, mas promover um evento de tamanha grandeza na intitulada cidade maravilhosa, só se for na base do Photoshop para encobrir tudo isso e mediante algum acordo feito pelos governos com os traficantes, e não sou só eu que escrevo isso (ver matéria da Folhapress em Nova York). E mais, BOPE e Cristo Redentor juntos na mesma foto... Só na foto acima e pra estrangeiro nenhum ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário