sábado, 15 de agosto de 2009

Três palavras mágicas

A palavra "obrigado" utilizada em algumas frases tem o mesmo significado de forçado, exigido e violentado, mas utilizado como agradecimento tem o poder de enaltecer o gesto de quem o praticou, fazendo com que esta pessoa passe a fazer mais coisas dignas de gratidão.

Errar é humano e desculpar-se é sublime. É reconhecer o erro e ficar a altura do humilde que pede "desculpa" por algum ato praticado ou alguma palavra dita. É outra palavra mágica que quando dita desmorona um ato de fúria, miniminiza mágoa e reata relações que seriam rompidas.

Se quando fazemos algo por iniciativa o fazemos por favorecimento, ou seja, para favorecer alguém, e quando pedimos "por favor" queremos que seja por vontade de quem está sendo solicitado. A terceira das três palavras mágicas tem o poder de romper a falta de iniciativa e enxotar a má vontade, uma vez que dita antes de um pedido, ela aumenta a percentagem de que seja atendido.

Infelizmente estas três palavras mágicas não são muito utilizadas e por isso vemos muita intolerância, falta de gentileza e de paciência. Deveriam ser muito bem utilizadas iniciando-se o costume dentro de casa para que se alastrasse na rua e se tornasse frequente. Por isso peço por favor que plantem essas palavras no vocabulário de seus filhos, digo obrigado por terem lido este singelo texto e peço desculpas se não deixei claro que as palavras "por favor", "obrigado" e "desculpe" podem melhorar o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário