domingo, 16 de agosto de 2009

Grandes marcas, grandes negócios

Uma das marcas mais conhecida no mundo é de uma empresa de material esportivo que patrocina os melhores atletas de diversos esportes, investe muito dinheiro no crescimento da marca, mas não tem filiais e apenas se utiliza de mão de obra terceirizada em países como México e Indonésia onde ela é barata e a legislação trabalhista é ineficiente. O Slogan da marca, "Just do it" quer dizer, "Apenas faça", e os investimentos em patrocínios se destinam principalmente a times de futebol, inclusive o Corinthians.

Outra grande marca que não é tão divulgada, mas que é muito bem explorada, é da Igreja Universal do Reino de Deus, que ao contrário da Nike investe muito em abertura de filiais que iniciaram por ramificar-se em diversos estados do Brasil e expandiram-se por outros países. Não podemos imaginar se existem mais filiais da Universal ou de bancos como Santander e HSBC, e o foco dos patrocínios é empresas de comunicação pelas quais difunde a fé, e algumas onde "gasta" o dinheiro arrecadado com doações, inclusive a Rede Record. O Slogan poderia ser "Just give it", que quer dizer "Apenas dê", do verbo dar.

Uma das grandes diferenças entre as duas empresas é que ninguém vê o dono da Nike, sendo conhecidos apenas seus criadores e fundadores, enquanto o dono da Universal é muito conhecido juntamente com colaboradores, e se tornaram celebridades nos noticiários policiais. Que os "acionistas" voluntários que esperam por bênçãos e não dividendos façam o juízo que quiserem sobre quem está à frente da empresa Universal S/A.

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