sexta-feira, 26 de junho de 2009

INFORMAÇÃO SOBRE SENHA INVERTIDA É FALSA

Recebi um e-mail repassado por uma pessoa de minha inteira confiança onde consta uma orientação que diz ser da Polícia Federal orientando os cidadãos que em caso de sequestro relâmpago a pessoa digite sua senha do cartão de maneira invertida porque assim o caixa eletrônico liberará o dinheiro e será enviado uma comunicação para a polícia. Isso é mentira, pois a Febraban desmente esta informação dizendo que isso é impossível.

Segue abaixo o e-mail que está circulando na rede, e atentem-se ao fato de que diz ser da Polícia Federal e menciona o nome, registro e telefone de uma juíza, pois o telefone dá como inexistente e com certeza os registros são falsos. Mais abaixo segue também o comunicado da Febraban e orientações sobre o uso dos caixas eletronicos. Não acredite em tudo que você lê na Internet, pois os golpistas se utilizam da boa fé das pessoas e se aproveitam disso. Cheque sempre as informações antes de proceder o que é orientado nos e-mails que circulam na rede (spams).

O E-mail que está circulando na Internet:

>POLÍCIA FEDERAL
>REPASSANDO/POLICIA FEDERAL
>Para o conhecimento
>
>SE VOCÊ TIVER INFORTÚNIO DE SER VÍTIMA DE UM >SEQÜESTRO RELÂMPAGO, E TIVER QUE SACAR DINHEIRO >NUM CAIXA ELETRÔNICO, MANTENHA A CALMA E TECLE SUA >SENHA DE MANEIRA INVERSA!
>POR EXEMPLO, SE SUA SENHA FOR 1234, VC TECLA 4321.
>O CAIXA ELETRÔNICO VAI TE DAR O DINHEIRO, MAS VAI >AVISAR A POLICIA, POIS DIGITAR UMA SENHA INVERTIDA >ACIONA O MECANISMO DE EMERGÊNCIA!
>POR FAVOR, PASSE A TODOS, ISSO E MUITO IMPORTANTE >E A MAIORIA DAS PESSOAS AINDA NÃO SABE DISSO.
>
>Liliane P. Bastos
>CRP: 10529 Brasília - DF
>Juíza Federal de Mediação Arbitral - ANAJUS - BRASIL
>Registro Nacional: A0097
>55 61 3338-6518/9961-7919

COMUNICADO DA FEBRABAN

A Federação Brasileira de Bancos - Febraban esclarece que é improcedente e falsa a lenda urbana divulgada por um spam que circula na internet, segundo qual a digitação invertida da senha do cliente no terminal de auto-atendimento envia mensagem à polícia.

Tal expediente, divulgado por meio de spam, é tecnicamente improvável. Para utilizar com maior segurança os meios eletrônicos de pagamento, a Febraban recomenda os seguintes cuidados:

- Ao digitar sua senha, mantenha o corpo próximo à máquina, para evitar que outros possam vê-la ou descobri-la pelo movimento dos dedos no teclado. As pessoas atrás de você devem respeitar as faixas de segurança;

- Prefira utilizar os caixas automáticos instalados em locais de grande movimentação e, se possível, em ambientes internos (shoppings, lojas de conveniência, postos de gasolina etc.);

- Sempre que possível, faça seus saques no horário comercial, quando o movimento de pessoas é maior, evitando o período noturno. Quando precisar realmente sacar dinheiro à noite, leve um ou mais acompanhantes adultos para que fiquem fora da cabine, como se estivessem na fila;

- Nunca aceite ou solicite ajuda de estranhos, mesmo que não lhe pareçam suspeitos;

- Esteja atento à presença de pessoas suspeitas ou curiosas no interior da cabine ou nas proximidades. Na dúvida, não faça a operação;

- Caso não consiga concluir uma operação, aperte a tecla ANULA ou CANCELA;

- Em caso de retenção do cartão no caixa automático, aperte a tecla ANULA ou CANCELA e comunique-se imediatamente com o banco. Tente utilizar o telefone da cabine para comunicar o fato. Se ele não estiver funcionando, pode tratar-se de tentativa de golpe. Nesses casos, nunca aceite ajuda de desconhecidos, mesmo que digam trabalhar no banco, nem digite senha alguma na máquina;

- Não se preste a receber créditos de pessoas desconhecidas em sua conta. Propostas desse tipo são feitas por golpistas, nas proximidades de caixas automáticas e de agências;

- Desconfie de vantagens financeiras ou dramas familiares que lhe sejam apresentados por desconhecidos na fila do caixa automático, especialmente propostas de utilização de sua conta para transferência de valores;

- Evite sacar grandes valores em dinheiro. Nas transações de valores altos, dê preferência aos meios eletrônicos de pagamentos, como cartões, DOCs e TEDs

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