domingo, 21 de fevereiro de 2010

Conhecendo o trabalho do CVV

Para quem ainda não tem conhecimento do que significa CVV... Significa que alguém está disposto a te ouvir quando ninguém mais está, a qualquer hora e pelo tempo que for necessário. E Centro de Valorização da Vida, este é o significado da sigla.

Neste final de semana iniciei um conhecimento mais aprofundado da finalidade do CVV, e como se pode ver em algumas chamadas que aparecem na TV, revistas e etc, trata-se de uma linha onde pessoas em desespero podem encontrar um motivo a mais para que não dêem fim a sua vida, que ainda há uma luz no fim do túnel e que uma simples conversa com alguém que está disposto a ouvi-las pode fazê-las verem por si próprio que não é o fim, e talvez possa entender que há uma continuidade ou pelo menos um recomeço. Todos sabemos que hoje em dia sempre deparamos com situações difíceis, perdas e obstáculos, e por vezes ficamos cegos ou perdidos diante delas, assim como num momento desses por muitas vezes não encontramos a quem desabafar porque todos tem seus problemas e não estão abertos a ouvir os problemas dos outros. Os voluntários do CVV estão.

"Você nem imagina o que uma conversa pode fazer por sua vida"... Essa é uma das frases do CVV, e também uma maneira simples e direta para mostrar ao cidadão em desespero que antes de tomar qualquer atitude ele merece se dar uma chance de repensar suas alternativas. Saliento que o CVV não é uma linha de aconselhamentos e sim um canal de entendimento, onde o cidadão ao ser ouvido da maneira que ele precisa, encontrará por si próprio e dentro dele mesmo todas as respostas.

Ouvir, e não apenas escutar. Enxergar, e não apenas ver. As vezes essa pode ser a diferença entre a vida e a morte, pois todas as pessoas em desespero dão sinais desta situação antes de tomarem decisões drásticas, e a ausência de quem as detecte as vezes até dentro do próprio lar pode ser um dos caminhos que façam uma pessoa a procurar o CVV, mas justamente por isso eles estão lá 24 horas para te ouvir quando você precisar .

O CVV precisa de divulgação, e embora desejam que menos pessoas precisem deles, é necessário que mais pessoas saibam que existe gente disposta a ouvi-las, portanto toda divulgação é bem vinda, assim como todo voluntário. Para quem tiver interesse em ser voluntário do CVV, basta entrar no site do CVV para obter informações sobre voluntariado e onde fica a unidade mais próxima.

Um comentário:

  1. certa vez brincaram comigo dizendo que meu lugar seria estar trabalhando no CVV, mas a seriedade do mesmo ainda ñ é conhecido por mutos. Divulgar essa mão amiga é um gesto de amor e compaixão pela pessoa humana.
    Att,
    Miss Kottak

    ResponderExcluir