terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Vírus na Internet

Embora eu já tenha abordado no blog várias vezes, vou escrever sobre o assunto novamente... Quem lida com Internet todos os dias sabe bem do que estou falando, e eu que anuncio em alguns catálogos colocando assim meu endereço de e-mail em destaque, recebo todos os dias pelo menos vinte tentativas de golpe ou introdução de vírus na minha máquina, e mesmo com um bom antivírus alguns são iscas perfeitas para os curiosos deixarem que eles driblem essa proteção, pois como diz nas estórias de vampiros onde eles só podem entrar na casa se for convidado, clicar em links desconhecidos seria como permitir um vírus de entrar na sua máquina.

Atualmente os hackers estão utilizando a marca de empresas conhecidas para ter a confiança do usuário inocente que acreditando no que está vendo clica nos links sugeridos nos e-mails, mas o que ele não desconfia é que a página que está sendo indicada não tem nada a ver com a página de destino do link e que clicando nele sua tranquilidade já era, pois as grandes empresas como bancos e órgãos governamentais jamais enviam e-mails para ninguém, sendo que qualquer solicitação ou comunicado pessoal é feito por carta.

Outra modalidade de vírus que recebo bastante é testando minha curiosidade sobre alguma notícia ou sobre algum fato, e se você se deixar levar por ela sua tranquilidade também já era, pois aqueles e-mails onde quem você nunca ouviu falar te escreve dizendo que as fotos de vocês ficaram lindas é uma maneira de te seduzir a clicar no arquivo, e enquanto você aguarda que uma bela mulher apareça ao seu lado, seu micro já foi totalmente contaminado e você acredita que a foto não abriu apenas por algum motivo inocente.

A dica do Blog é que você não abra nenhum arquivo que receber de pessoas que não confie plenamente, e mesmo assim sempre confirme com o suposto remetente antes de abri-lo para se certificar que realmente foi enviado por ele, pois alguns hackers enviam mensagens no Orkut usando identidade do círculo de amigos. Cuidado para não colaborar com a disseminação de vírus e golpes pela Internet ao repassar todo e-mail que você recebe, já que na maioria dos que parecem bem intencionados tem um hacker por trás se aproveitando da boa fé das pessoas.

Jamais clique em links sugeridos por e-mails que contenham como remetentes empresas conhecidas, é golpe. Fique curioso, mas fique protegido, e não clique em arquivos de supostas fotos ou coisas do gênero. Saiba que quando pensamos que já conhecemos todos os tipos de ataque surge um outro que ainda não foi visto. Cuide-se para não ser a próxima vítima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário