sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Como ficar rico

A maioria das pessoas tem o desejo de ficar rico, mas poucos conseguem, pois isso é privilégio de poucos, principalmente no Brasil, e embora eu saiba como, talvez não tenha alguns requisitos ou oportunidades para se-lo. Na minha visão, para se tornar uma pessoa rica financeiramente, existem somente quatro maneiras, que são: Ter algum talento, ter sorte, já ter algum dinheiro ou então por meios ilícitos.

Por que talento faz uma pessoa rica? Pois bem, se uma pessoa tem algum talento e o desenvolve, certamente essa pessoa se diferencia e se destaca da maioria que certamente a vislumbrará e a tornará uma celebridade capaz de atrair dezenas, centenas ou milhares de pessoas que passarão a admirá-la e a imitá-la, portanto esse talento proporcionará ao talentoso lucro em tudo que esteja envolvido. Eles sempre figuram entre as maiores fortunas, e entre estes talentosos também podem ser incluídos pessoas que embora não tenham nascido com ele, o tenha desenvolvido ao longo da vida e se destacaram em alguma profissão. Ex: atletas, artistas, grandes profissionais, empresários, atores e etc.

Para exemplificar como ficar rico através da sorte não darei muita ênfase por ser a maneira que a maioria da população almeja, e com a que mais se desilude. Isso pode ser comprovado com o alto número de loterias e apostadores que vêem na sorte um atalho para a riqueza. Claro que alguns conseguem enriquecer desta maneira, mas atento ao fato de que a maioria que engrossa essa parcela de ricos não sabe como lidar com o dinheiro rápido e endossa a frase que diz que "tudo que vem fácil, vai fácil". Entre estes sortudos também podemos incluir aquelas pessoas que estavam no lugar certo na hora certa. Ex: a popular celebridade relâmpago como muitos que saem de realitys shows da vida e passam a ser idolatrados pelos menos esclarecidos.

Outra frase muito conhecida popularmente é "dinheiro faz dinheiro", e isso ilustra a terceira maneira que citei, pois essas pessoas podem enriquecer ao dar de frente com uma oportunidade que talvez tenha sido única em suas vidas, mas que no momento certo ela soube aproveitar. Um exemplo disso são pessoas que tiveram uma ideia genial e tiveram condições que colocá-la em prática ou alguém que inventou alguma coisa e teve condição de fabricá-la. Ex: Os fundadores do Google que viram na Internet um nicho e investiram em desbravá-la.

A quarta maneira de ficar rico é a mais utilizada no Brasil, principalmente por políticos, mas que não fica exclusivo a estes cidadãos que nós mesmos elegemos, pois sempre existem pessoas dispostas a dividir com eles esse título de rico ilícito, senão eles mesmos seriam em número menor. Também existem aqueles que ficam ricos lesando pessoas e desgraçando famílias, como são os casos de ladrões e traficantes. Este quarto tipo de rico é o pior, sendo eles os mais gananciosos, com menos escrúpulos e os que não tem limites, pois não cessam roubando pouco e nem desgraçando poucos lares. São a escória.

Por fim, embora minhas riquezas não sejam financeiras no momento, busco encontrar dentro de mim algum talento que me possa proporcionar a oportunidade de ficar rico da maneira mais digna de todas e que certamente me daria maior prazer. Não fui inteligente ao não me aprofundar em algo que pudesse me destacar numa profissão, e ao longo de minha vida já visualizei coisas que pudessem me colocar no nicho que viu oportunidades, mas infelizmente eu não tive dinheiro para explorá-las. Quanto a última maneira, prefiro não considerar a hipótese.

Um comentário: