Algumas pessoas caem em golpes que são praticamente absurdos e só se apercebem quando já era uma vez seu sacrificado dinheirinho. Frequentemente os noticiários informam sobre golpes praticados por pessoas que somente um desesperado acreditaria, embora em alguns, os envolvidos até causam boa impressão e por isso ganham credibilidade.
Os golpes mais conhecidos sempre envolvem dinheiro fácil, e justamente por isso deveriam ter uma visão mais desconfiada sobre eles. Outros se aproveitam do desespero de pessoas que já estão em situação difícil afundando-as ainda mais. A receita para não ser enganado é ficar atento e apegar-se ao lema que “quando a esmola é muita o mendigo desconfia”.
Relacionamos abaixo alguns golpes mais vistos e por incrível que pareça, ainda são praticados com sucesso:
· Do empréstimo – é muito fácil você encontrar anúncios em jornais e cartazes na rua oferecendo empréstimo sem burocracia. O golpe consiste em se efetuar um ou vários depósitos de valores pequenos para liberação de valores elevados e sem garantias. Ex: se você solicita 10 mil reais, para tê-los deverá efetuar um ou vários depósitos em torno de 200 reais a título de cadastro ou liberação creditícia. As contas fornecidas são de “laranjas” ou falsas e seu dinheiro já era.
· Do bilhete premiado – uma pessoa chega oferecendo um bilhete de loteria que diz ser premiado e dando algum motivo para que ela não possa retirá-lo oferece o bilhete em troca de alguma quantia como compra ou até mesmo como garantia. O golpe consiste no seguinte, se conferidos os números do resultado e do bilhete realmente conferem, contudo, o resultado é de um sorteio anterior. Ex: o golpista pega os resultados do concurso 200 e assinala um bilhete para o concurso 201 com os números sorteados, e por isso a coincidência, o golpe só é percebido quando se constata concursos distintos.
· Da promoção fácil – em alguns jornais se encontra diversos anúncios para contratação de auxiliar de escritório, vendedores ou representantes para venda de planos de saúde, cartões fidelidade e etc. Quando o interessado se dirige ao local o mesmo é informado de que a contratação é imediata e lhe é oferecido uma condição dele passar para supervisão caso demonstre capacidade de vender tal produto, geralmente por um custo alto. O candidato que já tem na maioria das vezes problemas financeiros por causa do desemprego, recorre para parentes ou amigos comprarem o produto que depois se descobrirá ser falso, ficando com o prejuízo, o constrangimento e sem o emprego. Ex: um convênio médico ou de descontos com nomes de estabelecimentos que desconhecem tal empresa, portanto não existem nem descontos e nem serviços.
Existem diversos tipos de golpes que se fossemos mencionar aqui encheria algumas páginas. O essencial para que não se caia numa destas armadilhas é sempre desconfiar das coisas fáceis, pois se lembre que tudo exige um certo esforço.
Bacana essas dicas. Conheci um blog que pública muitas dicas de Segurança. Segue o endereço: www.dicaseg.com
ResponderExcluir