Todos sabemos que o mundo virtual esconde armadilhas traiçoeiras e disfarçam lobos em pele de cordeiro, e por isso, até mesmo os adultos devem se precaver bastante com o que coloca e com o que circula nas páginas do Orkut, embora atualmente tenha mais privacidade do que há tempos atrás, sendo possível definir à quem se vai expor as fotos nele e quem poderá ler os recados ali postados, coisa que não era possível no início quando foi lançado e todo conteúdo de um perfil era visualizado por quem quisesse vê-lo.
Uma qualidade do Orkut é oferecer a possibilidade de descobrir parentescos desconhecidos e a chance de reencontrar pessoas que fizeram parte de nosso passado e que se distanciaram com o tempo, seja um amigo de infância ou uma namorada de tempos passados. Em contra partida oferece todos os riscos da Internet, desde a porta aberta aos vírus até a invasão de privacidade.
O Orkut também foi um autêntico propagador das câmeras digitais que passaram a ser acessórios importantes de qualquer festinha, situação ou balada, cujas fotos tiradas tem o endereço certo dos álbuns do site de relacionamento, assim como também tem enorme responsabilidade pelo aumento significativo do narcisismo, basta navegar pelos álbuns de seus cadastrados para comprovação esse fato.
Qualquer um que navegar pelo site encontrará pessoas escondidas por trás de rostos famosos, e estes perfis são conhecidos como "fakes". Eu mesmo, quando iniciei minha navegação pelo site fiz elogios rasgados à uma garota que achei extremamente atraente, e imaginem minha cara de surpresa quando dias depois me deparo com ela trabalhando num filme de Hollywood.
À todos que tem seus perfis no Orkut, recomendo cuidado com as informações e preservem a privacidade nele, principalmente sobre a família, emprego e hábitos. Nos cruzamos pelos "profiles" da vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário