segunda-feira, 11 de maio de 2009

Comerciais criativos e divertidos

As agências de publicidade tem se utilizado mais de mensagens subliminares do que da criatividade nas propagandas veiculadas na televisão, e o que vemos hoje são comerciais induzindo as pessoas de que aquele produto trará a satisfação que na maioria dos casos ela não terá na realidade, já que muito produto não passa de propaganda cara e visual bonito.

Hoje em dia, embora com a lei seca, o que mais se vê na televisão são comerciais de cervejas sem criatividade nenhuma, só mudando os personagens, o bar, e a dezena de figurantes que na maioria dos casos são mulheres lindas e exuberantes fazendo o cidadão achar que um copo de cerveja o fará rodeado de belas mulheres. Haja tanto investimento em comerciais sem criatividade.

A publicidade exige criatividade, e são os comerciais criativos que acredito serem os mais valorizados no meio publicitário, embora para o cliente o que importa mesmo é o retorno que ele dá ao produto, e como em todos os seguimentos, o financeiro ganha e o talento perde, e ficamos sujeitos a vermos comerciais sem conteúdo e com mensagens embutidas neles, como é o caso das bebidas.

Estão sendo veiculados na televisão alguns comerciais bem simples, mas muito divertidos e interessantes, e são destes que eu gosto, como o da Volkswagem com os dois alemães, onde um diz "rigorrosa" e o outro diz que ele é "rigorroso e não rigorrosa". Agora no quesito criatividade eu destaco o comercial da Amanco onde a rivalidade futebolística é gritada pelas tubulações da marca mostrando que com apenas cinco figurantes se apresenta um produto de forma inteligente e com certeza, com resultados.

Nem sempre os comerciais que utilizam pessoas comuns são tão agradáveis assim, pois o comercial do utilitário Tucson onde pessoas dão depoimentos das qualidades do carro, eu pelo menos prefiro ver com a tecla mudo da tv ativada de tão saturado que estou de ouvir aquelas vozes chatas dos depoentes. E quanto aos comerciais da Red Bull nem se fale, os desenhos do meu filho são mais interessantes do que aquelas animações ridículas com aquele bordão que "o Red Bull te dá asas", mas como nós brasileiros estamos acostumados a ver tantas porcarias na tv e a mentalizar aqueles "jingles" e bordões chatos, que se continue valorizando o lixo em detrimento do talento.

Aviso aos consumidores mais ingênuos que não fiquem procurando asas nas costas em frente ao espelho e não saltem de nenhum prédio após tomar Red Bull, já que em vez de asas irão ganhar hematomas e ossos quebrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário