quinta-feira, 14 de maio de 2009

DECIFRE O CÓDIGO DE BARRAS

Você consumidor já deve ter passado pela seguinte situação. Você pega um produto na prateleira do supermercado, e na etiqueta afixada na prateleira indica que o produto custa "X", e quando o caixa do supermercado passa o código de barras no scanner o preço acusado é "Y", e na maioria dos casos sempre mais caro, em raras situações o produto está mais barato quando passa pelo caixa.

Isso se deve ao fato que todo produto hoje, leva um código de barras universal, e isso surgiu para que os supermercados tivessem um controle mais rápido e preciso sobre seus estoques, extinguindo de vez os "fechados para balanço" que víamos em alguns estabelecimentos quando chegava um final de semana, dias preferidos para que pudessem contar seus estoques físicos.

O código de barras vem para agilizar a vida dos supermercadistas, mas os consumidores devem ficar atentos em suas compras para que não ocorra o preço duplo do produto, já que por alguma falha ou até mesmo por má fé do supermercado, o consumidor pode preferir determinado produto em oferta na prateleira que não está em oferta no sistema, e caso isso ocorra, saibam que o supermercado é obrigado a vender-lhe o produto pelo menor preço.

Se você tem curiosidade de saber o que significa aquela sequência de traços nas embalagens dos produtos, tentamos elucidar ela para você. Boa sorte ao senhores, pois este que vos escreve analisou uma embalagem e não conseguiu entender nada.

Decifre o código
Entenda como foi criada a numeração das embalagens

PRETO E BRANCO - O código de barras é a representação gráfica que compõe a identificação do produto. Cada traço equivale ao número 1, e a barra branca, ao 0. Combinações diferentes dos algarismos 0 e 1 formam os números de 0 a 9 que vem abaixo.

INÍCIO - As duas barras finas e mais compridas nas extremidades do código são apenas uma sinalização, um aviso de início e fim do código do produto. Servem para agilizar a leitura do código pelo scanner.

ORIGEM - Os três primeiros números dizem onde a mercadoria foi registrada. O código brasileiro é 789. Revistas usam um número internacional de publicações seriadas, o ISNN, que é 977.

FABRICANTE - Esta sequência serve para identificar o fabricante. O número é fornecido pela EAN, organização que gerencia o código de barras no mundo, para cada empresa que solicita sua matrícula.

PRODUTO - Esses cinco números diferenciam os tipos, tamanhos, cores e sabores de produtos com o mesmo código de fabricante, ou seja, que foram feitos pela mesma empresa.

VERIFICADOR - Formado por uma operação de soma e divisão entre todos os algarismos anteriores, o último dígito serve apenas para confirmar a leitura correta do scanner. Se o resultado não bater com o esperado, a leitura não é realizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário