quinta-feira, 23 de julho de 2009

Um exemplo de respeito ao deficiente

Quem utiliza o Metrô já deve ter visto no piso a partir da entrada nas estações, uma faixa azul com emborrachado diferente do comum piso preto de bolinhas, tanto no desenho quanto na cor, mas aposto que a maioria não imagina o motivo. Eu mesmo, embora use pouco, fiquei intrigado quando vi, e só hoje descobri qual a finalidade da faixa azul no trajeto.

Hoje viajei de Metrô da estação Vila Guilhermina até a Barra Funda, e como não se tem muito para olhar além das mulheres bonitas, reparei em algumas novidades no que se refere ao acesso e conforto de deficientes, principalmente a faixa azul, que para quem ainda não sabe vou explicar. A faixa azul que tem textura de piso diferente é para guia dos deficientes visuais que podem segui-la até os acessos ou espaços especiais de embarque nos trens, pois é muito fácil identificar o piso que foi muito bem pensado até no momento que é necessário fazer uma curva.

A empresa pensou também nos obesos que agora tem disponíveis nas estações, bancos na cor azul com largura maior para acomodação deles, assim como dentro dos vagões também são encontrados estes bancos, além dos já conhecidos na cor cinza que são preferenciais, mas que alguns ainda não respeitam. Outro ponto positivo é a excelente sinalização que as estações tem, em todos os sentidos.

Pode-se dizer que a Companhia do Metrô está dando um exemplo que deve ser seguido e aplaudido, e como aparece na televisão, os depoimentos de cadeirantes a respeito deste assunto, podem ser comprovados por quem quiser ver e por quem prestar atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário