quinta-feira, 16 de abril de 2009

Não julgue o livro pela capa

O ser humano tem o hábito de julgar as coisas pela aparência, e muitas vezes não se dá chance para conhecer o conteúdo que por vezes leva uma casca pouco interessante aos olhos.

Existe um programa de nome Britain's Got Talent, cujo objetivo é encontrar talentos desconhecidos entre milhares de candidatos, o programa segue o molde do Ídolos que conhecemos no Brasil. Neste programa podemos constatar um exemplo dessa discriminação visual, pois na versão atual do programa, uma escocesa de nome Susan Boyle, de 47 anos, ao entrar no palco para fazer sua apresentação foi recebida com desdenho do público e dos jurados, mas ao iniciar a apresentação da música I Dreamed a Dream, fez com que todos engolissem a seco o cinismo e o sarcasmo antes demonstrado à ela. A escocesa de 47 anos interpretou majestosamente a canção e recebeu rasgados elogios dos jurados, sendo a grande candidata a ganhar o Britain's Got Talent 2009. O vídeo da apresentação de Susan Boyle foi colocado no Youtube e já teve 12 milhões de acessos.

O caso de Susan Boyle não é o primeiro presenciado pelos mesmos jurados que desdenharam dela, pois na versão 2007 eles tiveram que engolir o sarcasmo quando Paul Potts também fez a mesma grata surpresa à todos que testemunharam a majestosa interpretação da música Nessun Dorma, e suas interpretações o levaram a ser o ganhador do programa naquele ano.

Esses dois exemplos nos fazem refletir sobre a seguinte frase:

"Não julgue o livro pela capa, aprenda primeiro a ler o que tem dentro"

Agora só falta a escocesa escrever para algum destes programas que mudam a aparência das pessoas e pronto, estará "nos trinques".

2 comentários:

  1. Nossa ... eu vi essa reportagem sobre o programa "Idolos" versão inglesa, né ? A mulher surpreendeu ... foi um tapa na cara de todo mundo ... os jurados ficaram boquiabertos ... mais uma prova de que todo mundo tem seu talento ... é só descobrir ...

    ResponderExcluir
  2. eu vi este video, é claro que quando a vi, o primeiro pensamento foi um julgamento- nossa que cara feia ela tem!!! me emocionei ao ve-la cantar. e fui ficando maravilhada e surpresa..e me decepcionei em ter julgado, antes de ver o conteudo.. infelizmente somos assim..é bom entender que cada qual tem o seu talento

    ResponderExcluir