quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Copa do Mundo em Sampa

Estamos há praticamente 1 ano e meio da Copa do Mundo e nós paulistanos, não vemos nenhuma melhora na infra-estrutura para evento de tal tamanho, pois que o estádio do Corinthians estará pronto, isso não é dúvida, mas quanto ao restante, acredito que ficaremos a desejar no que se refere a mobilização, comunicação, assistência médica, aeroporto, etc.

Nós que moramos na cidade de São Paulo, e mais especificamente na zona leste, conhecemos os problemas que a cidade tem quanto a transporte coletivo, avenidas e trânsito. Sabemos o caos que a Radial Leste é, mesmo em horários que não são de pico, conhecemos o aperto que o Metrô é, mesmo sendo um dos melhores do mundo, e nada estão fazendo para a melhoria disso. Não iniciaram sequer um projeto de acesso ou ampliação de vias para o estádio, não inciaram sequer a construção de hospitais para atender a multidão que chegará ao país. Hotéis, certamente não serão problema, pois claro que as grandes redes hoteleiras saberão se aproveitar do evento e construirão edifícios enormes 100 vezes mais rápido que hospitais construídos pelo poder público.

E quanto a nossa banda larga e nossas redes de celulares? O que será quando emissoras de todos os países mandarem para cá seus repórteres e estes presenciarem que temos uma das piores banda largas do mundo? Quando milhões de turistas não conseguirem sinal em seus celulares, sendo que nós paulistanos já somos testemunhas disso. As empresas de comunicação disseminam suas linhas e não aumentam sua capacidade na mesma proporção, aos olhos de um governo não faz nada quanto a isso. Será que estarão preparados?

Também somos vítimas do descaso da saúde e todo cidadão sabe que se precisar da saúde pública ficará horas numa fila e ainda correrá o risco de não ser atendido. Todo paulistano sabe. E quando vierem os turistas? Imaginemos um cidadão estrangeiro que passe mal ou sofra algum acidente e necessite ser levado à um hospital. Deus nos acuda!

E isso não se deve ao fato de que a atenção será voltada para a zona leste, pois para os lados do Morumbi, onde poderia ser a casa do evento, os problemas são até piores. Por lá, as avenidas tem problemas piores que a Radial Leste. Quanto a hospitais, por lá estão os melhores hospitais do país, mas são apenas pra quem pode, já que quanto a hospitais públicos, há a mesma precariedade de outras regiões.

Algumas pessoas passam o dia dizendo que o poder público deveria construir hospitais e escolas ao invés de apoiar a construção de um estádio de futebol, mas se a construção do estádio que trará a Copa para nossa cidade, que trará milhões de turistas que consumirão nossos produtos e serviços, não está sendo um ponto de partida para essas construções tão cobradas, podemos ter certeza que sem isso, as coisas seriam piores, portanto, esperemos que neste pouco tempo que resta, o governo em todos os âmbitos, se mobilize para ser um anfitrião educado e receptivo. Quanto ao nosso povo, mesmo com nossos problemas, temos a certeza de que faremos bonito.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Um time lendário

Corinthians, o que se falar ou escrever se as atitudes de seus torcedores já diz tudo, assim como diz também todo o sentimento escancarado nos rivais? O Corinthians não é um clube comum, é um fenômeno que agora está atravessando os sete mares e fincando sua bandeira em territórios estrangeiros. Perdendo ou ganhando, não importa, ninguém mais esquecerá o que é Corinthians.

Um time que dizem ser de maloqueiros, trombadinhas, analfabetos e outras rales, é na verdade o maior símbolo de inveja que se pode descrever. Se existem 30 milhões de apaixonados por ele, existe cinco vezes mais uma legião que sem nenhum motivo aparente o odeia. Dizem que somos maloqueiros, mas somos tão maloqueiros quanto muitos dos arrogantes são paulinos, dos papudos palmeirenses e santistas, já que todas as torcidas tem suas diversas classes sociais. Dizem que somos analfabetos, mas temos entre nossa torcida grandes empresários, artistas, publicitários, economistas, jornalistas, médicos, grandes esportistas, grandes pessoas comuns, pobres, ricos e como diz na música de Ivete Sangalo, gente de toda cor, gente de toda fé.

O sentimento que envolve outros torcedores no que se refere a Corinthians é o fato de que nenhum outro clube no Brasil se equipara, e segurem-se "antis"... Se o Corinthians ganhar essa Copa do Mundo de Clubes, o que tem por aqui será pouco, pois será com 102 anos, depois de sua primeira Libertadores, que o Corinthians figurará entre os maiores clubes do mundo, justamente o medo dos outros. Se perder, tentaremos de novo no próximo ano, ou no próximo, já jogando no estádio que será da abertura e jogos da Copa.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Para pessoas melhores

Postei esse vídeo em meu blog porque acho que alguns valores estão se perdendo, mas que devem continuar a ser semeados, se não por alguns pais em seus filhos, quem sabe por meio do que mais influencia as pessoas atualmente, embora mais negativamente do que positivamente, a Internet.

É uma pena que não se utilize tanto as redes sociais para difundir estes valores, e as pessoas prefiram difundir charges, tirinhas e fotos que ridiculamente acham engraçadas, e são poucas as pessoas que compartilham vídeos deste tipo, mas graças à Deus que ainda há quem compartilhe. Ainda há uma luz no fim do túnel.

Outro dia, em meu perfil no Facebook, extravasei minha indignação porque não via a mesma disposição de meus amigos em compartilhar informações importantes e vídeos deste tipo que eu postava, e percebia uma enorme disposição de alguns deles em postar porcarias da net, foi onde eu mencionei que você é o que compartilha. Posso dizer que minha intolerância foi ao limite quando um de meus "amigos" de Face, postou no perfil dela uma pequena indireta afirmando que não era obrigada a compartilhar nada que não quisesse e que só compartilhava o que ela queria, amplamente apoiada por comentários que provavelmente não sabiam nada sobre o assunto. Claro que ela tem razão sobre postar o que ela queira, sendo que o perfil é dela, mas já demonstrou algo com suas próprias palavras.

Essa mesma pessoa, comentou nesta minha postagem que eu estava bravo porque não compartilhavam minhas postagens e que eu estava só querendo chamar atenção pra mim. Pra mim minha cara? Eu queria chamar atenção para o que estamos deixando para os nossos filhos, ou seja, um mundo onde não se tem mais tanto calor humano quanto antigamente, onde não se conhece mais os vizinhos porque não se sai mais na rua, e quando saímos, é de carro com os vidros escuros, onde meu filho não pode receber os amiguinhos em casa por receio dos pais deles, onde os valores são colocados para as crianças através do que a televisão coloca, as vezes até através de mensagens subliminares, pois os pais na maioria das famílias, não se sentam mais à mesa para o almoço ou jantar e fazem suas refeições defronte a esta mesma televisão que nos molda hoje. Então minha cara amiga de Face, eu fico sim indignado porque não compartilham meus vídeos sobre solidariedade, honestidade, esperança, etc. Fico indignado, desapontado e triste, mas eu continuo insistindo.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Indignação desinformada

É impressionante o que a construção de um estádio está causando de manifestações de indignação nas redes sociais e até mesmo nas ruas, isso porque as pessoas vêem o clubismo acima do desenvolvimento social de uma região carente de investimentos e mal vista por investidores, ou seja, a zona leste de São Paulo. Essas pessoas afirmam que ao invés de estádio de futebol, o dinheiro público deveria ser gasto com hospitais, creches, escolas, transporte, etc.

Não posso discordar que o dinheiro público deve ser direcionado mesmo para estes fins, mas sim, a arrecadação, que na verdade são desviadas para contas de partidos, funcionários públicos, empresas fantasmas, etc. Podemos mencionar diversos escândalos que apareceram e aparecem na mídia, e um especialmente em destaque, o mensalão, onde bilhões foram desviados e continuam fora dos cofres públicos, mas com isso ninguém se indigna. Com os milhões desviados pelo Juiz Nicolau ninguém se indigna e ninguém se manifesta, assim como diversos outros já esquecidos.

Retornando ao tapa-olho usado pelo cidadão... Outro dia li como comentário numa postagem, onde o deputado Romário dava informações sobre as inscrições para trabalho voluntário nos futuros eventos que teremos em nosso país, e diversos energúmenos se manifestavam com frases do tipo: "Só trouxa pra trabalhar de graça para a FIFA!", mas poucos brasileiros estão vendo nisso uma oportunidade única de conhecer culturas sem sair do seu país, sendo que pouquíssimos tem a possibilidade de viajar para o exterior buscando essa possibilidade, e mesmo assim, alguns ainda vêem essa chance como trabalho para otários. O mesmo acontece com esse estádio do Corinthians em Itaquera, poucos visualizam os benefícios que ele trará com infraestrutura em torno, como hotéis de alto padrão, lojas, serviços, decentralização e muito mais.

As pessoas preferem bater no ponto do dinheiro público em benefício de um clube, mas não sabem, ou fingem não saber que os benefícios a ele oferecidos são os mesmos cedidos a grandes indústrias que se estabeleçam no município, como por exemplo, montadoras estrangeiras de automóveis, mas ninguém se manifesta nas redes sociais sobre a isenção de IPI para que milhares de veículos sejam vendidos e entupam nossas ruas. Ou isso não é o mesmo caso de deixar de arrecadar para construir creches, hospitais, escolas e transporte? Vamos deixar de ser hipócritas ou ignorantes, e se ainda quiserem se indignar com algo, se indignem com os políticos que você elege.

Para esclarecimento dos desinformados, segue aqui o link com informações completas e corretas de onde e como virão os milhões que estão sendo gastos na construção do estádio do Corinthians: 


segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Escolha cada vez mais difícil

Neste ano, quando teremos eleições municipais, está cada vez mais costumeiro ver celebridades e alguns que se acham assim, candidatando-se aos cargos públicos, seja nessa eleição, aos municipais, como na ocasião,  aos estaduais e também federais, pois parece que virou a "profissão" do momento entre ex-atletas, cantores cuja carreira despencou, pessoas que se tornaram públicas por causa de tragédias exploradas pela mídia, ex-participantes de reality show, etc.

Para citar alguns exemplos recentes, o Tiririca se tornou o deputado mais votado nas eleições passadas, e o Romário, é o melhor deputado da atual câmara em Brasília. Isso aponta o motivo do porque nesse ano esse tipo de candidato está em crescimento astronômico, ou seja, eles tem eleição praticamente garantida junto ao eleitor que mistura a idolatria ao ídolo com a política do seu país. Em alguns casos há até uma grata surpresa como acontece no caso do Romário, que se mostra no meio dos corruptos que não é farinha do mesmo saco. Em compensação, alguns como o Tiririca, são eleitos para ganho de assento ao partido e se tornam verdadeiras marionetes deles, ou lançam projetos idiotas para dizer que fazem alguma coisa.

Eu, sinceramente gostaria de entender o que leva um cidadão bem sucedido no que faz, a se candidatar a cargo público, como é o caso de advogados, engenheiros, médicos, empresários e outros, que na maioria dos casos não precisa disso e se sujeita a isso. Penso que estes possam ainda não ter em suas vidas, experiências que os tornem indignos, e que pretendem passar por ela antes do fim delas, haja vista, que salvo raras exceções, uma laranja boa misturada com laranjas podres, vai apodrecer.

O que posso dizer quanto a isso, é que nós eleitores não temos a quem recorrer. Os candidatos estão cada vez mais interessados em benefício próprio, os partidos estão cada vez mais se utilizando de manobras para conseguir força e assentos, pensando cada vez menos no povo, e os eleitores estão cada vez mais votando em palhaços, ex-atletas e cantores em fim de carreira para os representar. Depois esquecem de tudo, sejam os eleitos das promessas e o eleitores que foram eles que os elegeram. Lei da ficha limpa pra que? Se é depois de eleitos que cidadãos muitas vezes honestos, se tornam corruptos, desonestos e formam suas gangues.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Mãos ao alto paulistano!!!

Milhares de paulistanos circulam pelas rodovias sob gestão da Ecovias todos os finais de semana quando se dirigem à diversas praias da pior faixa litorânea do nosso Brasil, o nosso litoral Sul, que compreende de Peruíbe ao Guarujá. Nas proximidades dos km 31 da Via Anchieta e da Rodovia dos Imigrantes, o paulistano paga o mais caro pedágio do estado, tendo que desembolsar a quantia atual de R$ 20,10, isso sem mencionar os outros pedágios já situados na baixada.

Todo motorista sabe que o pedágio nas estradas é um mal necessário, pois sob administração pública nossas estradas estariam degradadas, e somente sob gestão privada elas estão entre as melhores do país e quem sabe, do mundo. Isso pode ser constatado na Via Dutra, que num passado recente passou a ser administrada por uma concessionária e teve melhoras significativas no asfalto, apoio, sinalização, duplicação, etc., e claro que isso teria um ônus ao cidadão que apesar de já pagar diversos impostos que deveriam ser direcionados a conservação das estradas, passaria a pagar também, uma taxa de pedágio, mas que neste caso, é muito justa.

Enquanto a maioria das rodovias cobra um valor de pedágio em torno de R$ 2,40 por percurso médio de 30 km, a Ecovias cobra em suas vias (Anchieta e Imigrantes) um valor quase 9 vezes maior por um trajeto de mais ou menos 80 km. Basta fazer uma comparação entre a ida para o litoral sul e para o belo litoral norte, sendo que para o primeiro se gasta R$ 20,10 e para o segundo apenas R$ 2,40 se optar pelo percurso por Mogi das Cruzes, ou paga-se mais outro de R$ 2,40 em Guararema se optar pelo percurso pela Tamoios. Saliente-se que esta viagem seria em grande parte por uma das melhores rodovias do estado, a Ayrton Senna.

O mais intrigante, é que também num passado recente, quando a Dutra era pública e a Ayrton Senna já privatizada, a tarifa de pedágio cobrada na Ayrton Senna era de R$ 8,40 por veículo de passeio, só para ida e sem cobrança para as motos. Após a privatização da Dutra, agora paga-se R$ 2,40 na ida e na volta, em ambas, com cobrança de meia tarifa para as motos, ou seja, o pedágio baixou. Na Anchieta e na Imigrantes... Não baixa!!!

Informação sobre praças de pedágios

segunda-feira, 26 de março de 2012

Adversário ou inimigo mortal?

Saudosa a época em que torcedores adversários torciam por seus times lado a lado com um clima de rivalidade muito diferente da que presenciamos hoje nos torcedores de torcidas organizadas que passaram a ver um torcedor adversário como um inimigo mortal a ser abatido. E o triste de tudo é ver que as torcidas organizadas estão passando esta rivalidade aos torcedores comuns que hoje se dirigem à um torcedor de outro time com aspereza nas palavras ao ponto de se tornarem agressivos à honra.

Hoje em dia se tornou perigoso defender a preferência por um time, já que deixou de ser uma brincadeira sadia e tornou uma disputa moral defendida com unhas e dentes. Até parece que os times se tornaram causas a serem defendidas como guerras a serem vencidas, e hoje um torcedor está sujeito a ser agredido na rua ou no mínimo ofendido por um torcedor adversário tão próximo como um amigo, mas que esteja fervorosamente envolvido com a rivalidade.

Algumas pessoas, além de torcerem por seus times, passaram a torcer com tamanho furor contra o time rival em disputas alheias, o que demonstra um triste fato não vivido em épocas passadas quando os torcedores só se incomodavam com a sorte e revés do time que torciam. Acredito que as novas gerações estejam assimilando mais a rivalidade das arquibancadas do que a disputada no campo, haja vista que um jogador de futebol defende sua equipe dentro de campo com o suor e sangue, mas fora dele a rivalidade deixa de existir e o seres humanos passam a vestir camisas iguais.

Eu como corintiano, me entristeço ao ouvir de torcedores adversários o "anti-corintianismo" nas palavras como se o Corinthians fosse algo que causasse fúria, sendo que não passa de uma instituição esportiva que assim como as outras aflora a paixão das pessoas à um time, mas que por algum motivo une todos os outros adversários a torcerem juntos pela derrota de um só.

segunda-feira, 19 de março de 2012

O criador e sua criatura

As igrejas faraônicas estão em guerra e escancarando as sacanagens de seus fundadores. Estamos vendo durante esta semana, uma verdadeira batalha entre o criador e sua criatura, o mestre e seu discípulo, entre Edir e Valdemiro. É o sujo falando do mal lavado, pois é de conhecimento público que o da Mundial é fruto da Universal, e que tudo que ele pratica numa hoje, aprendeu durante o período que era da outra.

A Rede Record, que pertence ao Edir, está noticiando em seus telejornais, alguns fatos que mostram o que eu tenho escrito várias vezes aqui neste blog, que é o estelionato da fé, ou seja, pastores se aproveitando da crença alheia para enriquecimento próprio, com a maior cara de pau, sem intervenção do poder público e com a defesa de seus fiéis que contestam acirradamente qualquer palavra que manche a imagem dos fundadores de suas igrejas.

Não irei mais prolongar esse assunto, pois para os evangélicos, somos todos contra eles, portanto, não adianta dizer ao marido que ele está sendo chifrado se ele gosta de ser corno. Os fatos noticiados agora não estão mostrados pela Globo, por católicos ou por macumbeiros. Os fatos estão sendo mostrados por quem conhece os artifícios e atalhos do estelionato da fé, e assim não há o que contestar.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Nosso retrovisor na mira deles

Quem dirige nos centros urbanos das maiores cidades do país devem passar pelo mesmo desafio que nós paulistanos, ou seja, conviver com a tribo de motoboys em suas motos esguias e inalcançáveis. Olhar pelo retrovisor do carro é uma obrigação de todo motorista, mas dirigindo pelas grandes avenidas é questão de mantê-lo grudado ao carro, e qualquer desatenção pode ser motivo para um destes loucos motoqueiros arrancá-lo com um chute caso se sinta fechado quando um motorista muda de faixa sem respeitar a buzininha disparada algumas dezenas de metros atrás.

Feito isso, lá vai seu retrovisor para o espaço, e quanto ao motoqueiro, alcance-o quem puder, fugindo pelos corredores entre os carros, só nos resta arcar com o prejuízo e ficar atento ao espelho, ciente que nele surgirá um adversário sobre duas rodas propenso a te chutar e correr, mas claro que não podemos generalizar.

terça-feira, 6 de março de 2012

Pra multar eles são eficientes

Transcrevo neste tópico um texto escrito por um caminhoneiro e postado no Facebook. Não corrigi a pontuação e tampouco os erros de português para que seja mantida a originalidade do desabafo:

TEM QUE PARAR TUDO .APROVEITAR A PARADA DOS COMBUSTIVEIS ,E PARAR O FORNECIMENTO DE ALIMENTOS E OUTROS DERIVADOS DO TRANSPORTES .PARA O KASSABE SENTIR NA PELE O QUANTO O CAMINHONEIRO E IMPORTANTE PARA SAO PAULO .PORQUE NAO PARA OS CARROS NAS MARGINAIS OS CARROS TB FAZ TRANSITO AI NOS VEREMOS O QUAL E MAIS IMPORTANTE PA...RA SAO PAULO OS CARROS OU OS CAMINHOES , AI VC VAI TRANSPORTA A SUA GASOLINA . FRUTAS, SEUS ALIMENTOS NAS COSTAS , O BRASIL SEM CAMINHAO ELE PARA, VC JA PAROU PARA PENSAR , QUE O CAMINHONEIRO VIAJA A NOITE INTEIRA PARA CHEGAR ASAO PAULO E FICAR ESPERANDO O HORARIO .PENSE.

Segue abaixo uma transcrição de um e-mail que enviei para a CET:

Vocês se autointitulam Companhia de Engenharia de Trafego, mas ao meu ver, engenheiros servem para encontrar soluções, e se há uma coisa que vocês não encontram são soluções, pois cada lei implantada é um tiro n'água e no pé, e a última "bad idea" foi a restrição dos caminhões pela cidade durante os horários de pico. Atitude para desagradar a minoria (caminhoneiros) e agradar a maioria dos eleitores em ano de eleição para prefeito.

O texto do caminhoneiro (que é meu irmão), menciona o fato de que os caminhões transportam nossa comida, nosso combustível, nossas riquezas e todo o restante. E vocês da CET, se esqueceram disso? Se atentaram que assim como um cidadão que compra outro veículo para fugir do rodízio, as indústrias se utilizarão de transportes menores, mas em maior número para continuar fazendo o que fazem hoje? O problema das marginais não são especifícamente os caminhões, são sim, os caminhões em mau estado que vocês não tem a capacidade de fiscalizar.As TV's passam flagrantes, mas vocês não os vêem, e eles continuam circulando pelas ruas, pelas marginais, e quebrando.

A prefeitura devia proibir a entrada na cidade para os carros que circulam apenas com o motorista. O rodízio não adianta, pois o cidadão enfrenta 60 meses de financiamento, mas não deixa de andar de carro por um dia sequer. Que se apoie a carona, e se não adiantar, que se obrigue. O brasileiro não age de boa vontade, tem que doer no bolso dele. Constatamos isso com o cinto de segurança e mais recentemente com a lei antifumo. Há 30 anos atrás eu trabalhava na Avenida Paulista e ia trabalhar de carro, mais precisamente de carona com outros 3 colegas de trabalho. Íamos em 5 pessoas, num carro, pela já congestionada Radial Leste, onde há tempos atrás foi implantada a faixa solidária, que mais tarde foi mudada para faixa reversível porquê de solidariedade não se via nada, e mais uma "bad idea" da CET não deu certo.

Se implantam ciclovias, ótimo! Por que não se implantam motovias pra tirar os motoqueiros do meio dos carros? Se vocês alegam que os caminhões estão sendo tirados da marginal porque um caminhão quebrado a congestiona por quilometros. Eu que circulo pela cidade, vejo que os motoqueiros causam muito mais congestionamentos que os caminhões. Mesmo favorecendo um transporte individualista, seria ótimo para os veículos, e aliás, se um motoqueiro transporta apenas uma pessoa, 90% dos carros fazem o mesmo pela cidade.

Detesto pegar a marginal com seus caminhões, mas na radial não circulam caminhões e detesto trafegar por ela por causa dos carros, em 90% sem caronas. A culpa não é do Kassab, a não ser pelo objetivo eleitoral. É da CET, que se diz engenharia de trânsito, mas a única engenharia que funciona é a de multa ao usar a matemática, e mais precisamente a multiplicação, sejam de radares, multas e soluções idiotas. A Copa do mundo bate em nossa porta, e que soluções vocês já estão pensando em implantar?

domingo, 4 de março de 2012

A melodia das trilhas sonoras

A melodia das trilhas sonoras de alguns filmes como Avatar, Gladiador, Coração Valente e outras dezenas ou centenas de filmes, têm a magia do som das cordas de violinos, violoncelos e contrabaixos, o som da percussão de xilofones, vibrafones, timbales, triângulos e pratos, ou ainda o som de sopros de tubas, trompas, trompetes, trombones, flautas, flautins, clarinetes, oboés e saxofones, e essa magia instrumental é capaz de salvar um filme mal produzido, um roteiro ruim e principalmente arrancar lágrimas de quem está assistindo

Hoje em dia, o cinema, que se utiliza muito mais de efeitos digitais do que nos tempos de outrora, tenta encantar o espectador com recursos que tornam um filme apenas uma ilusão de ótica, pois os cenários que antigamente eram produzidos artesanalmente, são na maioria deles hoje, produzidos por softwares de computadores, e aqueles personagens que vemos se atirando de penhascos ou enfrentando feras, estão na verdade dentro de estúdios completamente seguros e os acréscimos digitais os tornarão esses falsos heróis que vemos.

Quanto às trilhas sonoras... Tentemos fechar os olhos diante de algumas cenas e nos deixemos envolver pela melodia delas. Algumas melodias causam um deleite que nem a falsidade das cenas de ação conseguem atrapalhar. Infelizmente, em muitos casos, a magia da trilha sonora produzida por essa união de instrumentos nas orquestras, passa desapercebida pelo ouvido e o que fica é apenas o que os olhos conseguem captar.

Faça valer seu direito

Num país de tantos impostos, leis e regras, o mínimo que podemos exigir são nossos direitos, principalmente o de ir e vir, enquanto ainda o temos, pois sabe-se lá o que nos reserva no futuro. Hoje, algumas pessoas já pensam que seus direitos suplantam os dos outros e assim a sociedade caminha criando pessoas autoritárias por causa da ausência de atitude de outras que aceitam que seus direitos sejam cerceados.

Aproveito o tópico para realatar um fato que meu direito foi cerceado e minha razão foi literalmente marretada, pois na rua em que minha mãe mora, um vizinho impedia que carros fossem estacionados defronte à casa dele, mesmo sendo um trecho de guia não rebaixada. Pois bem, como eu sou um cidadão com direitos, estacionava meu carro mesmo contra gosto do vizinho, e num dia da última semana de fevereiro, o mesmo resolveu engrossar e chamou a polícia por causa de meu veículo defronte à residência dele, e em discussão, minha cunhada resolveu tomar minhas dores em minha ausência no momento do fato e todos foram parar na delegacia.

Em virtude de não aceitar o fato de que o direito dele termina quando começa o de todo cidadão, o vizinho preferiu endurecer e resolveu por conta própria rebaixar a guia para que assim se achasse no direito de ninguém estacionar na sua porta. Pra isso, ele deliberadamente meteu a marreta na guia destruindo algo que não era dele, e sim da prefeitura e nosso, pago com nossos impostos.

Para quem não sabe, existe um canal no site da prefeitura (http://sac.prefeitura.sp.gov.br/default.asp), onde você encaminhar solicitações, reclamações, denúncias, etc... para as subprefeituras, e onde por diversas vezes tive meus problemas atendidos de iluminação de rua e buracos nas vias. Tendo em vista este desaforo do vizinho e a facilidade deste canal, claro que eu não poderia deixar que meu direito fosse cerceado e que o individualismo prevalecesse.

À você, seguidor do meu blog ou apenas um leitor eventual. Deixo-lhe a sugestão de não abrir mão de seus direitos, pois hoje existem canais simples e meios rápidos para conseguir exercê-los. Não deixe que pessoas como esse meu vizinho pense que está acima de todos. Como o seu direito termina quando começa o do outro, respeite e seja respeitado.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Formigueiro não! Pessoas voltando pra casa

Olhando para esta foto que mais parece um formigueiro, tente calcular quantas composições do Metrô um cidadão tem que esperar para que ele consiga entrar num dos vagões que certamente já não cabe mais ninguém. Esse é o nosso Metrô de São Paulo, estação Praça da Sé, horário de pico das 17 horas, sentido zona leste, uma das mais povoadas da cidade. Atente-se ao fato que temos um dos melhores serviços do mundo, com trens novos, estações sinalizadas e limpas, mas com uma população em movimento, além do que a cidade comporta para o horário, seja para os meios de transporte, ruas, avenidas, serviços de ônibus e trens.

Trafegar por São Paulo hoje é praticamente um exercício de paciência, físico e mental, pois vários fatores contribuem para que um trabalhador chegue em seu trabalho estressado e retorne para casa com o cansaço somado ao estresse. Tudo isso tendo como fator determinante, o fato de que a grande maioria da população vai dos bairros para o centro para trabalhar, sendo que pouca gente trafega no contra-fluxo nestes horários.

Pois bem, por este motivo devemos analisar os seguintes fatores: As indústrias estão fugindo de São Paulo por causa dos incentivos fiscais oferecidos pelas cidades do interior e até de outros estados, pois elas podem se estabelecer longe da capital e continuar com seus negócios aqui, portanto, vamos parar de ver as coisas e passar a enxergá-las. A cidade precisa de empregos nos bairros para diminuir o fluxo de trabalhadores para o centro, e isso somente acontecerá na capital, com a abertura de comércios e serviços nos bairros mais longínquos. E que tal Itaquera? Um bairro próximo ao Metrô, inúmeras linhas de ônibus e estação de trem.

Que se parem de pensar futebolísticamente e se comece a pensar como cidadão de São Paulo. O dinheiro público não está sendo oferecido em forma de incentivos fiscais para que se construa o estádio de um time, está sendo para o desenvolvimento da região leste. Incentivos fiscais são dados também para indústrias. Então, que se comece a enxergar os benefícios que o estádio do Corinthians vai trazer a toda cidade desenvolvendo a zona leste para o comércio e serviços. Talvez a médio prazo, mas com certeza virão, e antes de melhorar, vai piorar. Os trabalhadores que passam por isso, ainda terão que ter um pouquinho de paciência.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Lembranças em contador de histórias

O filme "Contador de histórias", uma filmagem sobre a vida do mineiro Roberto Carlos Ramos, que relata fatos de sua infância difícil em meados dos anos 70 e 80, quando foi interno da FEBEM mineira e de onde fuigu mais de uma centena de vezes, é certamente uma volta ao meu passado e a minha infância descalça de brincadeiras de rua. No filme, recordei dos móveis que meus pais tinham em casa, a estante de cerejeira e até mesmo o gravador de fita cassete. Também lembrei das roupas horrorosamente coloridas, das calças de boca larga, das brincadeiras com pião, bola de gude, e enfim, de muitas coisas que hoje deixam saudade.

Na foto que faz parte do filme, a criança de Roberto Carlos Ramos é levada a praia, e que me fez recordar os tempos de Vila Caiçara, quando ainda haviam árvores da mata Atlântica na beira das praias do litoral sul de São Paulo. Hoje em dia só se encontra esse cenário em algumas dos litoral norte, mas que mesmo nesta situação não nos remete aos tempos de outrora, pois elas já tem os sinais da atualidade.

O filme é muito interessante, e nos mostra que podemos acreditar que com a atenção devida, pessoas podem mudar. Esses exemplos podem ser vistos também com o esforço de ONG's como Afroreggae e muitas outras realmente interessadas em melhorar indivíduos e recolocá-los dignamente na sociedade. Roberto Carlos Ramos, quando ex-interno, foi acolhido por uma pedagoga francesa que lhe deu atenção, carinho e educação. Hoje, formado em pedagogia, ele é um, entre os 10 melhores contadores de história do mundo. Vale a pena conferir.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Encenação de arrepiar

Todos álcool da mesma cana

O título acima é apenas um trocadilho da frase "Todos farinha do mesmo saco" que indica que todos são iguais. Perante a nova lei seca nós somos. São assassinos de veículo armado, aqueles que enchem a cara durante festas e baladas, assim como o cidadão trabalhador que toma sua cervejinha ao chegar em casa, mas que por um imprevisto tenha que pegar seu carro e seja pego numa blitz da lei seca, ou seja, se você tomou uma ou vinte, vai preso!

A lei anterior estipulava uma pequena tolerância ao nível de álcool constatado no bafômetro, que ficava dentro de até duas cervejas, mas agora essa tolerância acabou, e seja você um alcólatra, um baladeiro beberrão, um bebedor social, um apreciador de fim de noite regado a um drink, você é álcool da mesma cana. O que as autoridades não entendem é que aquele que mata alcolizado ao volante, não está nem um pouco respeitando a lei. Para constatar essa afirmação, basta sentar num bar, choperia ou passar algumas horas na balada, que serão vistas as garrafinhas e copos na mão de pessoas que sairão com seus carros sem nenhuma preocupação.

É o cidadão comum que está preocupado com a blitz, porque se for levado para a delegacia, penará para arrumar um bom advogado e pagar sua fiança. O verdadeiro responsável pelo aumento dos acidentes causados por embriaguez, são aqueles com seus carrões possantes, com grana na conta corrente e que passam a noite bebendo, certos da impunidade porque terão como custear sua liberdade, ou então aqueles que certamente já são dependentes do álcool e não sabem.

Pessoas que estavam dentro da tolerância anterior, não causarão acidentes que não causariam mesmo que não tivessem bebido, pois apenas uma cerveja não causa efeito nenhum, mas as autoridades tem que mostrar algum serviço para a sociedade, e ao invés de punir os irresponsáveis, pune os responsáveis. Aos poucos estamos perdendo o direito de ir e vir por causa da dita cuja impunidade.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Saiba viver

" Crie filhos em vez de herdeiros."
" Dinheiro só chama dinheiro, não chama para um cineminha, nem para tomar um sorvete."
" Não deixe que o trabalho sobre sua mesa tampe a vista da janela."
" Não é justo fazer declarações anuais ao Fisco e nenhuma para quem você ama."
" Para cada almoço de negócios, faça um jantar à luz de velas."
... " Por que as semanas demoram tanto e os anos passam tão rapidinho?"
" Quantas reuniões foram mesmo esta semana? Reúna os amigos."
" Trabalhe, trabalhe, trabalhe. Mas não se esqueça, vírgulas significam pausas..."
" ... e quem sabe assim você seja promovido a melhor ( amigo / pai / mãe / filho / filha / namorada / namorado / marido / esposa / irmão / irmã.. etc.) do mundo!"
" Você pode dar uma festa sem dinheiro. Mas não sem amigos."
E para terminar: "Não eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz. Assim, ele saberá o valor das coisas e não o seu preço."

(autor desconhecido)

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Vídeo imperdível!!! De arrepiar!!!

Sempre ouvi dizer que a seleção brasileira de 82, com Sócrates, Zico, Falcão, Junior e Cia, jogava por mágica, mas nunca acreditei muito, pois eu tinha 16 anos na época e não lembrava de ter sido, só lembrava dos gols de Paolo Rossi que deram o título para a seleção italiana. Pois bem, vendo este vídeo, tenho que concordar com tudo que é dito.

Um vídeo arrepiante que mostra 11 gols geniais daquela seleção que até hoje é vista como uma das melhores de todos os tempos. Imperdível para quem gosta de futebol.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Jornalismo incompetente

Há dias temos visto, principalmente no jornalismo da Record, reportagens diversas sobre uma farsante que desfilava uma barriga enorme que supunha-se carregar quadrigêmeos. Pois bem, a notoriedade da notícia devia-se pelo tamanho absurdo de uma barriga de gestação, pelo fato que a falsa fecundação dos quadrigêmeos era dita como natural, assim como pelo espanto de ver uma mulher suportar o peso da falsa barriga como se não tivesse peso extra em seu corpo. Por tudo isso, essa mulher foi notícia e passou a ser rotulada como "a super mãe", mas que super mãe nada, uma super charlatona.

Em virtude dos fatos, podemos considerar que a televisão endeusa uma pessoa quando quer e destrói quando deseja, e que o jornalismo sensacionalista não se preocupa com a veracidade dos fatos se o fato é boa notícia. Vimos intensamente matérias ditas exclusivas no jornalismo da Record sobre a falsa grávida, onde foram mostradas imagens da farsante caminhando ao lado do marido, o quarto das falsas Marias - seriam os nomes das crianças - e até uma ultrassonografia 3D onde mostrava quatro crianças num mesmo plano de imagem. Tudo farsa e tudo falso, pois na verdade, as quatro imagens da ultrassonografia são de uma mesma criança e a barriga não existe! Agora pergunto... Como um jornalista e sua redação não perceberam?

É ciente que na edição de imagens só se manda para o ar aquilo que desejam, e assim fica fácil manipular e ludibriar a opinião pública, mas o que se questiona é sobre a apuração de informação verídica no jornalismo, pois a suposta gravidez era suspeita pelos fatos mencionados acima, foram entrevistadas diversas pessoas do círculo familiar e de amizade do casal e a farsa só foi desmascarada pela verdadeira mãe, dona do ultrassom, que havia publicado o mesmo em seu blog. Sendo assim, como a reportagem com a imagem em mãos e a centímetros da falsa barriga, não constatou a falsidade. Belo jornalismo sensacionalista!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Que pessoal desinteressante é esse!!!

Algumas porcarias persistem em aparecer no horário nobre da televisão, e esse cancro da televisão brasileira que nem me presto a mencionar o nome, é um dos piores. Infelizmente, ficar bisbilhotando a vida alheia é algo que encanta e enfeitiça algumas famílias, que na maioria dos casos, destruída pela falta de diálogo, se presta a ficar assistindo esse programinha sem vergonha que além disso, manipula o povo brasileiro para arrecadar os fundos necessários para exibição de baixaria atrás de baixaria, sejam elas em forma de brigas, complôs, erotismo e agora até em forma de pornografia.

Nos vídeos que circulam na Internet se constata que realmente, a garota envolvida, está totalmente imóvel, portanto, configurando estupro, que certamente será abafado pela emissora com alguma grana por fora para alguém, pois eu duvido que este fato tirará o programa do ar, haja vista que é uma das maiores fontes de arrecadação da grade, tanto que não tem mais fim. E enquanto tiver alienado bancando, a emissora mantém

Sabe-se que a televisão tem uma programação de péssima qualidade, salvo um ou outro programa, mas reflitamos sobre o que saiu de bom destes programas e veremos que nada! As pessoas que entram na casa passam a se achar celebridades e contratam até assessoria de imprensa. Pode? E pelo que? Chimpanzés numa casa seriam melhor atração para quem visse. E isso vale também para todos os realitys shows que estão em outras emissoras. Em outra emissora, no país de maioria pobre, está apresentando o glamour de mulheres ricas.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Picaretagem... não tem outro nome

Sabe aquele serviço de manobrista que você paga caro quando vai em algum restaurante, boate e etc? Estão tem enganando na cara dura!

O Jornal Hoje da Globo, está exibindo durante esta semana as 13 horas, uma reportagem sobre o serviço de Valets que são oferecidos nestes estabelecimentos. Pura sacanagem!!! Os caras cobram caro pra deixar seu carro na rua, furtarem seus objetos e dinheiro, assim como vasculhar suas coisas deixadas no interior do seu carro. Também apostam corrida, excedem os limites de velocidade, andam sem cinto e fazem conversões proibidas, ou seja, tudo que você evita fazer. O mais inadmissível de tudo é que quem paga, acredita que o indivíduo está sendo responsável com seu veículo ao conduzi-lo e ao estacioná-lo.

Convenhamos que quem paga por este serviço, tem no mínimo a ideia de que é pura conveniência para não precisar procurar vaga nas ruas, pois é praticamente impossível que o destino destes carros deixados nas mãos dos manobristas não tenham como destino o meio fio de ruas desertas, haja vista que estacionamento na cidade é como encontrar agulha em palheiro, mas estas pessoas devem ter no mínimo o cuidado de não deixar objetos e dinheiro no interior dos veículos, uma vez que é sempre visível nestes locais, avisos afirmando que o serviço não se responsabiliza por furtos destes objetos. Claro que não generalizando os profissionais, mas de 60 gravações feitas pelo JH, mais de 30% delas mostra estes delitos e imprudências, sendo assim, vamos confiar?