segunda-feira, 20 de junho de 2011

Respeitar sim, mas nem todos

Há um tempo atrás escrevi um poema sobre A Terceira Idade com o intuito de pedir que os jovens tenham respeito com os idosos, já que um dia eles seremos nós, mas a cada dia vejo que minhas palavras generalizaram pessoas boas e más como um exemplo só, o que está totalmente equivocado. Vou colocar no blog este "post" para criar discussão, e acredito que eu vá ser bem criticado pelo que vou escrever.

Eu classifico as pessoas da terceira idade em dois tipos, os velhos e os idosos, e diferencio eles pelo respeito que o idoso merece e o velho não. Alguns velhos, envelheceram seus corpos, mas todos os anos vividos não trouxeram a eles a experiência, a sabedoria e a calmaria,tornado-os apenas pessoas ruins com cabelos brancos. Tenho um vizinho que ilustra muito bem isso que estou dizendo, pois o "velho" é louco pra arrumar uma confusão com quem simplesmente para defronte a casa dele, e em contra partida, tenho um outro vizinho "idoso" que ao vê-lo confeccionando redes percebo toda sabedoria que a idade lhe trouxe.

Onde quer que vamos hoje em dia, há vagas reservadas para idosos, e se vamos ao banco, também temos que dar preferência para eles, mas por que colocar os bons e os maus no mesmo plano sendo que os idosos merecem sim nossa consideração, enquanto os velhos merecem sim, o fim da fila. Será que cabelos brancos são sinais de arrependimento por coisas ruins que foram feitas na juventude? Será que algumas pessoas como Hittler deveriam ter o mesmo direito de preferência que Chico Xavier só porque a idade lhes deu cabelos brancos?

Acredito sim que a maioria das pessoas da terceira idade mereçam respeito, mas que não se veja as pessoas de cabelos brancos como anistiados pela idade, pois já vi em fila de banco, senhores que poderiam ser meus avós humilhando caixa só por se achar acima de todos pelo direito constitucional que lhes foi dado. Só sabemos das qualidades dos nossos idosos, não sabemos das ruindades feitas pelos velhos dos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário