quinta-feira, 23 de junho de 2011

O manto branco manchado

Que ao exercer a arte de curar, me mostrarei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência.
Penetrando
no interior dos lares, meus olhos serão cegos, minha língua calará os segredos que me forem revelados os quais terei como preceito de honra.
Nunca me servirei
da minha profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime.
Se eu cumprir este juramento com fidelidade, goze eu a minha vida e a minha arte com a boa reputação entre os homens, e para sempre se dele me afastar ou infringir suceda-me o contrário.

Hipócrates – 460 A. C.

A saúde pública é uma vergonha e todo mundo já sabe, mas o que ninguém sabia é que além de você ser tratado pelo médico como uma pessoa contagiosa porque o mesmo não tem nem o trabalho de nos tocar para realizar a consulta, alguns destes médicos que fazem seu juramento quando iniciam na profissão, estão começando a responder por suas atitudes vergonhosas que estão sendo mostradas na televisão, ou seja, médicos que deveriam estar prestando atendimento na rede pública aparecem nos hospitais apenas na folha de pagamento, sendo que não são encontrados em seus plantões, e tudo com conveniência de suas chefias.

O governo do estado e prefeitura começaram a controlar o plantão dos hospitais públicos atrás de ponto eletrônico, mas mesmo assim já foram flagrados médicos que apenas aparecem para marcar sua entrada e depois simplesmente deixam seus postos, ou pior, deixam de prestar o atendimento ao cidadão humilde que precisa da rede hospitalar pública, e depois a culpa é dos órgãos públicos, lembrando que para que isso seja possível, sempre há conivência das chefias, caso contrário, seria impossível que um administrador não soubesse da falta de plantonista com o tamanho das filas que se formam na rede pública.

Se os médicos não ganham tanto quanto valem, os bombeiros ganham muito menos do que vale a valentia deles, e nem por isso os bravos homens deixam de arriscar suas vidas em prol do próximo. Se estes médicos não amam a profissão que escolheram, que é a de preservar a vida das pessoas, independente de cor, credo ou sexo, deveriam ter escolhido outra profissão, pois algumas profissões não remuneram o profissional tanto quanto ele pesa, mas justamente por isso são divinamente admiradas e são apenas para pessoas especiais que colocam alguns valores mais sublimes acima de qualquer valor financeiro. Que estes "médicos" tenham seus registros cassados e sejam proibídos de usar o manto branco sagrado da medicina, pra que os bons profissionais não sejam vistos como farinha do mesmo saco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário