Para que fique bem claro, sou corintiano, e não é por isso que escrevo sobre este tema, e tampouco minha intenção é menosprezar as conquistas de times adversários. Escrevo apenas para reflexão dos torcedores fanáticos que fazem do futebol motivo de gozações em alguns momentos acima dos limites, ultrapassando o aceitável como rivalidade sadia.
Pois bem, hoje, o Internacional (RS) perdeu para um time do Congo e foi desclassificado do torneio rotulado como mundial interclubes, onde os campeões continentais se enfrentam para qualificar o melhor clube do mundo. Pura balela que começou com um torneio patrocinado por uma indústria automobilística onde eram confrontados o campeão da Europa e das Américas em um único jogo. Em 2000 houve o torneio da FIFA o qual o meu Corinthians foi campeão nos moldes do campeonato atual, e até hoje todo mundo diz que não valeu nada. E não vale mesmo, assim como não valem nada os títulos dos outros times que talvez em uma partida mais inspirada, ou menos inspirada, tiveram seus trabalhos avaliados por aquele fatídico jogo.
Senhores torcedores fanáticos do futebol... Por que valorizar mais uma partida do que um semestre inteiro de trabalho? Por que dar mais valor a um título em Abu Dhabi, onde se compra futebol com petrodólares, do que um título no país do futebol? Por que teria mais valor o título do Inter (se fosse o campeão) ao invés do suado título do Fluminense conquistado durante 38 partidas e durante seis longos meses? Isso é coisa de torcedor de time que tem isso no currículo, mas é a mesma coisa que o dinheiro ganho numa loteria e o dinheiro ganho com trabalho. Qual deles teria mais valor? Repito aqui que este texto não reflete despeito de corintiano, pois menosprezo o título de 2000 e valorizo mais a quatro estrelinhas acima do nosso escudo e abaixo da outra que não vale nada. Penso que as 4 deveriam estar sobre a outra solitária.
O Santos tem dois mundiais conquistados com Pelé. Com Pelé não vale, ele era de outro mundo como dizem quem o viu jogar. O São Paulo tem 3 mundiais e é Hexa do Brasileiro. Parabéns ao São Paulo pelo hexa e lamento que tenham se iludido com os 3 mundias da Toyota. O Palmeiras não tem nenhum mundial. E daí? Agora a CBF reconheceu que eles tem 8 campeonatos na terra do futebol onde o título é suado como o dinheiro fruto do trabalho. Não é despeito de corintiano... Mas é como o cidadão que tem uma mulher loira e diz que são melhores que as morenas. Não são. São apenas pra quem acha que o que ele conquistou é melhor. Então torcedores... Vamos começar a contar quantas morenas cada um tem e daí se vangloriar de verdade, ou seja, vamos começar a tripudiar sobre os adversários contando o número de conquistas nacionais onde temos o melhor campeonato do mundo.
Você acha que um cidadão que ficou milionário porque teve a sorte num determinado dia é melhor do que você que sua camisa trabalhando 365 dias por ano? Será que você consideraria uma mulher paga que dá uma noite de prazer intensa mais valiosa do que aquela que você demorou a conquistar? Acho melhor revermos nossos conceitos sobre futebol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário