Que as chuvas de verão são comuns todo cidadão sabe, mas será que alguém imagina o quanto ainda poderá chover? Pois é, a cidade de São Paulo e muitas outras do país estão sofrendo com o excesso de água que vem caindo do céu, e a cada nuvem negra é um martírio para quem mora perto de córregos ou ruas com risco de alagamento, o que hoje em dia é muito comum, haja vista que a cidade não tem mais por onde escoar tanta água e a própria população é um colaborador para este caos, e isso é comprovado a cada enchente, basta ver quanto lixo bóia nas enxurradas que mais parecem rios urbanos.
Não adianta nós cidadãos culparmos os poderes públicos quanto a isso se não tivermos consciência de que todo lixo jogado nas calçadas vai entupir as bocas de lobo e bueiros da cidade. Não adianta reclamarmos dos poderes públicos se ao construir uma casa ocupamos toda área do terreno com pisos e pedras sem deixarmos um pedaço de terra para sugar a água e tornamos a cidade impermeável. Devemos entender que a natureza é poderosa, e que nas últimas chuvas não há nada que possa ser feito além de pedirmos ao céu que a chuva cesse, uma vez que as chuvas estão além da capacidade de escoamento, o que está causando também o caos nas represas e em breve forçará os responsáveis a tomar medidas de emergência liberando a abertura de compotas para escoamento do excesso, e isso certamente causará inundações de cidades ribeirinhas inteiras.
A imagem acima é simplesmente apavorante e está se tornando muito comum nos dias de hoje, e todo cidadão que sai à rua corre o risco de se deparar com uma situação dessas, ou seja, ruas que viram rios, carros e casas submersas, lixo boiando e gente perdendo tudo. Vamos cobrar sim, mas também vamos fazer a nossa parte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário