quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O Papai Noel é meu pai vestido!!!

O Natal chegou? Nossa, nem percebi!!! Onde estão as decorações? Pois é, senhores leitores, o Natal morreu, e tudo culpa do comércio desvairado que implodiu a fantasia do bom velhinho em prol do aumento de vendas. Hoje a data virou mais do que nunca, pura data para que as lojas vendam mais, independente dos meios utilizados.

Os shoppings tornaram a data uma disputa entre eles para ver quem gasta mais com decoração e consegue atrair mais consumidores, e hoje, decoração de Natal, só dentro deles. As ruas estão como sempre, frias e com pessoas indiferentes que pouco absorvem do espírito natalino. Locais decorados, só os patrocinados pelo comércio matador de fantasias, sejam elas do Papai Noel e no meio do ano, o coelhinho da Páscoa. Ou será que algum pai ainda faz rastros de capim para que os filhos pensem que foi o dentuço que deixou?

No meu tempo de criança, não se viam papais noéis na televisão e tampouco na entrega dos presentes. Eles eram uma ilusão mágica, pois mesmo sem nunca termos visto acreditávamos que ele existia. Nossa ilusão era baseada em nossos pais nos fazerem olhar para o céu escuro - após a meia noite e depois de colocados sorrateiramente os presentes sob a árvore - para tentarmos ver o trenó do bom velhinho cruzando a noite na entrega dos brinquedos. Hoje, papais noéis aparecem na televisão como capim no campo, e contrariando o dito popular "só acredito vendo", por tanto serem vistos ficaram desacreditados.

As vezes me pergunto qual infância seria mais feliz nas lembranças... As minhas com minhas ilusões, brincadeiras de rua, brinquedos improvisados, baratos e sem personagens, ou a de meus filhos, com brinquedos que os iludem de na TV serem de um jeito e nas mãos deles não terem o encanto que achavam ter, com a tecnologia de os tornarem sedentários e verdadeiros "Nerds" e por fim, com as ilusões implodidas pela televisão. Acredito que os mais velhos como eu, não trocariam nossa infância pela deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário