sábado, 20 de março de 2010

Três homens e seus feitos incríveis

Cada um desses três super atletas se tornaram mitos com seus feitos, e embora alguns já tenham sido superados e outros possam ser, jamais terão seus nomes retirados no mais alto degrau em seus devidos esportes, pois nas condições que se elevaram a mitos nenhum outro jamais conseguirá.

Pelé se tornou o maior jogador de futebol do mundo em época que o esporte era bruto e contava com bolas duras, pesadas e chuteiras precárias, a única coisa que ele podia contar era com seu talento e preparo físico que apenas a natureza lhe ofecera. Naquela época os jogadores de futebol jogavam por pouco dinheiro, sem fisioterapeutas e nutricionistas, mas mesmo assim ele se tornou insuperável até os tempos de hoje e assim o será.



Ayrton Senna se tornou o melhor no que fazia em épocas que o esporte exigia mais do piloto e ele não contava com tanta tecnologia para corrigir seus erros e tomar algumas decisões por ele. Os carros não possuíam cambio eletrônico e o piloto tinha que tirar uma das mãos do volante do carro a mais de 200 km p/h para a troca de marchas. Lembro que numa de suas vitórias em Interlagos, Ayrton terminou apenas com a 6ª marcha, o que o levou a um esforço descomunal a ponto de não ter forças para levantar a taça no pódio. Os pilotos também eram responsáveis pelo controle dos pedais nas saídas de curvas e não contavam com o controle de tração que os carros de hoje contam. Ayrton pode ter sido superado por Schumacker em todos os recordes que tinha, mas jamais será superado como melhor piloto de todos os tempos.



Michael Jordan não é um mito nacional como os dois anteriores, mas que amante de esportes não se rendeu ao voos de Air Jordan. Ao saltar em direção ao aro, Jordan parecia desafiar a gravidade e seus pés pareciam ganhar asas, somados ao talento daquele que se tornou o melhor jogador de basquete da melhor liga de todo o mundo. Temos o nosso ídolo nacional que também está no hall da fama do esporte, assim como já surgiram novos talentos na terra dos gringos, mas certamente nenhum deles tirou o fôlego dos amantes do esporte de aros e garrafões como ele.

Destes três super atletas eu tive a oportunidade de ver em atuação apenas dois. Do outro só soube de seus feitos assim como certamente serão conhecidos por meus filhos, netos e por muitas gerações, pois além de grandes esportistas foram grandes homens que deram e dão excelentes exemplos que devem ser eternizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário