quarta-feira, 3 de março de 2010

Por isso Pelé ainda é o rei do futebol


Pelé é o rei do futebol porque mesmo antes de eu nascer ele já tinha seu nome ecoado por todos os cantos do mundo graças à magia que tinha nos pés quando o futebol ainda era um esporte movido apenas pela paixão e não pelo dinheiro. Sempre ouvi falar que os feitos de Pelé ninguém fará, e sempre me perguntava como ele poderia estar acima de outros jogadores que eu tanto apreciava ver jogando, assim como não entendia como um negro poderia ter feito tanto sucesso no futebol em tempos que o racismo rondava o esporte.

Nunca vi Pelé jogar, e os lances que vi foram em vídeos e filmes antigos, e muitos deles em preto e branco, mas que embora não fossem tão nítidos davam para testemunhar tudo aquilo que sempre ouvi falar dele. Pelé foi rei em tempos que o futebol não tinha centro de treinamento, os campos eram ruins, as bolas eram artesanais e as chuteiras eram extremamente precárias. Pelé foi rei na época que jogador não tinha mais que um massagista que lhe passasse uma pomada e massageasse suas pernas após uma viagem longínqua e duradoura em transporte terrestre, ou mesmo após uma partida em campo ruim. Nestes tempos os craques ganhavam tanto quanto qualquer outro trabalhador e nem de longe recebiam salários milionários.

Será que Pelé seria o mesmo jogando no futebol atual? Será que ele seria o mesmo se treinasse diariamente os fundamentos que ele tinha total conhecimento por simples instinto e genialidade? Será que ele seria igual tendo fisioterapeutas, nutricionistas, médicos e centro de treinamento? Seria ele um rei se para jogar em outras cidades viajasse de avião, jogasse em gramados impecáveis, tivesse chuteiras especiais e chutasse bolas que a tecnologia privilegia quem as chuta e não quem as defende? Seria ele uma celebridade que ganhasse milhões?

No Brasil se fala de Pelé porque ele é brasileiro, mas o maior reconhecimento à ele é no exterior, onde o veneram mais do que nós que estamos acostumados a não cultivar o apreço aos nossos ídolos. Penso que ele só se mantém rei aqui no Brasil porque ele é uma celebridade mundial e esse é o alicerce que ainda o sustenta como o rei do futebol, não fosse por isso já estaria esquecido num país que ignora seus ídolos, mas lembremos que o mundo conheceu ele bem antes de se encantar com o futebol brasileiro, e é o rei que eles idolatram e respeitam.

Infelizmente eu não vi Pelé jogar, e se você também não teve esse prazer, então assista o vídeo, veja lances geniais e descubra algo sobre a história de Pelé no Wikipédia, você vai descobrir por exemplo, que por causa dele interromperam uma guerra civil na África quando o Santos foi jogar em 1969.

Nenhum comentário:

Postar um comentário