sexta-feira, 13 de maio de 2016

Ocupação de escolas públicas e ETECs

Temos visto com frequência na mídia, reportagens sobre a ocupação de escolas públicas por uma porcentagem de alunos que alegam estar se manifestando por melhorias no ensino ou manifestos ligados a isso, como por exemplo, meses atrás foi por causa do remanejamento que o governo queria fazer agrupando em escolas distintas crianças de diferentes faixas etárias, ou seja, o fundamental não seria mais em escolas de ensino médio e vice-versa. Os alunos reagiram à ideia ocupando diversas escolas estaduais e o governador voltou atrás continuando tudo como estava. Agora, algumas ETECs estão sendo ocupadas por alunos que se manifestam pela falta de merenda e pela corrupção existente na aquisição dela perante a empresas fornecedoras, o que pode até parecer justo, mas penso que não seja.

Por que penso que não seja? Pois bem, penso que após participar de supletivo para conclusão do meu ensino médio 6 anos atrás e agora participando de reuniões mensais na escola pública onde meu filho estuda, posso dizer que boa parte dos alunos que estão matriculados nestas escolas, estão para não estudar, pois chega a ser absurdo e triste o que os professores passam para tentar educar a outra parte que vai com a finalidade de aprender. Vi na minha época de EJA (supletivo) que muitos jovens não tinham interesse nas aulas e nas atuais reuniões isso também se constata, portanto, penso que essas manifestações sejam apenas uma desculpa pra que esses mesmos jovens ocupem as escolas apenas pra não estudar e estejam usando como fachada uma manifestação. Esses jovens impedem quem quer aprender e depredam o patrimônio público que lhes é oferecido pra essa finalidade e isso não é um manifesto justo, às vezes até com o apoio de alguns pais.

Hoje vi numa reportagem que uma dessas ETECs teve uma atuação digna de uma parcela de alunos que também se manifesta pela mesma causa da merenda, mas que quer estudar, e com o apoio dos pais enxotou a outra parcela baderneira e tomou posse do estabelecimento. Lá dentro, esses novos "ocupantes" encontraram depredação, bebidas e drogas de quem antes se apresentava perante a mídia como manifestantes de uma boa causa, o que na verdade a meu ver é mentira. Os manifestantes de verdade, passarão os próximos dias mostrando a causa para a opinião pública e mídia ao mesmo tempo que estarão consertando e limpando a baderna alheia pra poderem retornar aos estudos na próxima segunda-feira. Bela atitude destes Alunos, bela atitude de seus pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário