quinta-feira, 17 de julho de 2014

Senso crítico

Iniciando o texto, tenho plena convicção de que não tenho o direito de julgar o que os outros publicam em seus murais, assim como sei que o Face é democrático e cada um publica o que acha que pode ou deve, mas mesmo assim vou escrever este post pra quem sabe, colocar um pouco de senso crítico na cabeça de algumas pessoas. Vale a pena tentar.

Sendo eu um usuário de Facebook como milhões de pessoas, presencio alguns compartilhamentos que acho infâmes, absurdos, ofensivos e desnecessários. São principalmente vídeos que alguém grava com o celular pra aparecer na net e lhe render alguns cliques. Claro que filmar alguém numa situação engraçada é legal pra postar e proporcionar alguns risos. Claro que filmar uma situação emocionante é legal pra postar e arrancar algumas lágrimas e mexer sentimentalmente com pessoas. Claro que passar mensagens boas é bom, ou até propagar uma fé ou ideia é aceitável, assim como até tolices, pois o espaço é democrático. Na verdade, esse post é motivado por vídeos sobre tragédias, atitudes criminosas e maus exemplos, pois todos temos consciência de que muito do que se vê, se copia ou se imita, principalmente se o propósito é aparecer e a ideia dá destaque.

Quem ainda, ao assistir Cidade Alerta, Brasil Urgente ou outro noticiário do gênero, não se aborreceu por só passar tragédia e violência? Quem não assistiu Faustão ou Domingo Legal e achou ultra desinteressante por só aparecer gente com o mesmo adjetivo? Pois é, estão levando tudo isso para o Facebook e com maior intensidade, já que lá não há limites. Já ocultei posts de filmagens de tragédias onde pessoas agonizando eram protagonistas. Já ocultei posts de gente fazendo "merda" só pra aparecer na rede. E por fim, já ocultei muita coisa que não gostei, principalmente maus exemplos e más atitudes. Me fiz valer de meu filtro cultural e moral e não quis ver. Prefiro compartilhar com meus amigos coisas que possam lhes inspirar. O que acho mais triste disso tudo é que vídeos e mensagens bem intencionadas, não tem a mesma divulgação e propagação que estes virais que algum idiota lança na rede. Pra finalizar, sei que partilho de uma visão solitária, mas é minha opinião. Assim como vejo e leio besteiras, posso estar escrevendo uma que não queira ler, sendo assim, faça como eu, oculte.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Cinegrafistas omissos e inescrupulosos


Desde quando os celulares se tornaram tão populares e acessíveis e desde quando tomamos conhecimento do Youtube, alguns de nós, se tornaram cidadãos inescrupulosos, omissos e sem noção. Algumas pessoas praticamente incorporaram a função de cinegrafistas amadores e em cada ou qualquer situação, se postam com celulares e câmeras fotográficas para filmar ou fotografar alguma tragédia que lhes possa render alguma divulgação ou clicada. Há de se admitir que alguns desses amadores até fazem um bem a população, e que algumas dessas filmagens nos trazem um pouco de alegria em algumas situações. O problema é quando a pessoa perde a noção do que deve e precisa ser compartilhado.

Todo internauta já deve ter visto algum vídeo compartilhado onde ao invés de se prestar a solidariedade, o cidadão se presta a filmar a desgraça alheia. Todos já devem ter visto situações que poderiam ser evitadas, mas ao contrário, foram permitidas, filmadas e posteriormente amplamente divulgadas e compartilhadas. O incrível disso é que filmagens de cenas fortes se propagam numa velocidade muito acima de vídeos instrutivos, informativos e de bons exemplos. Estes, dificilmente são compartilhados. Já vi vários exemplos disso.

Hoje vi compartilhado, um vídeo onde uma mulher e uma criança de 1 ano foram baleados, acho que vítimas de assalto, e agonizavam no banco traseiro de um veículo enquanto nenhuma das pessoas que assistiam lhes prestavam algum socorro. Isso acontecendo diante de um desgraçado (desculpem a palavra) que filmava tudo e ainda dizia pra que não mexessem nas vítimas. Tudo em nome de um bom número de acessos, pois tragédias atraem telespectadores na televisão e não é diferente nos vídeos publicados na Internet. Esta realidade só se tornará diferente quando o cidadão que compartilha e curte, ver como astro ou estrela, seu pai, mãe, irmão ou filho. Infelizmente, as pessoas fazem valer que quando arde no dos outros é refresco, mas quando arde no nosso é ácido.

As pessoas deviam pensar, antes de divulgar algo sobre alguém, se aquilo que vai ser publicado, caso fosse sobre ele, se gostaria que fosse divulgado. Caso a resposta fosse não, que se pensasse duas vezes antes de publicar algo sobre alguém, pois um dia pode-se ser o cinegrafista, mas no outro pode-se ser o protagonista. Que a Internet é útil, isso é, mas que também é um lixo, esta é outra realidade que estamos sujeitos a assistir ou não.

Copa da vergonha

Há alguns anos atrás, o Brasil soube que seria sede da Copa do Mundo de 2014. Muitos dos brasileiros ficaram felizes com isso, afinal, adoramos futebol. O que não sabíamos, é que vamos proporcionar ao mundo a Copa da vergonha, e que durante e após, os noticiários do mundo todo estarão mostrando não somente matérias sobre o futebol, mas assim como o que estamos cansados de ver hoje em nossos noticiários diários, ou seja, tragédias, roubos, manifestações, caos urbano, etc. A alegria do povo brasileiro suplantada pela pouca vergonha de sediar um evento num país que não tem infraestrutura para seu próprio povo.

Quero ver turistas estrangeiros vindo não de países subdesenvolvidos, mas de países de primeiro mundo, utilizando nosso transporte lotado, esperando horas pra serem atendidos em nossos precários hospitais e sendo explorado por pessoas que aproveitarão a chance de se dar bem. Serão esfolados nos hotéis, serão enganados por taxistas, serão pegos em arrastões a restaurantes, poderão ser vítimas de algum ônibus queimado ou de estilhaços de caixas eletrônicos explodidos e etc, etc, etc. Se já temos uma das piores internet do mundo, imagino quando milhares de notebooks estiverem conectados para enviarem suas matérias para seus jornais. Imagino como serão as quedas de sinais dos celulares com tanto tráfego de ligações. Enfim, vendo o que São Paulo se preparou para esta Copa, eu calculo a vergonha que passaremos perante o mundo, somando-se a vergonha pela corrupção, saúde e educação precária e aumento da violência. Contra tudo, apenas a alegria e receptividade do brasileiro.

Por outro lado, talvez esta vergonha venha a ser útil e se torne um tiro no pé, pois o que poderia ser algo para a reeleição do PT, se torne o contrário, haja vista que o cidadão com um pouco de sabedoria, já percebeu que a politicagem apenas usou esta Copa para nos roubarem mais. Foram obras superfaturadas que depois não servirão pra nada. Houve tráfico de influência para liberações de verbas e licitações. Foram obras de estrutura prometidas e não realizadas. Enfim, uma baita sacanagem com o povo brasileiro. O pior de tudo é que um bolsa família pode dar continuidade a este governo, já que migalhas e quireras jogadas para a maioria pode comprar uma reeleição.

Há uma certa piadinha que diz que Deus mandou terremotos para a Ásia, miséria e fome para a África, guerras para a Europa, furacões para América do Norte e tsunamis para a Central. Para a América do Sul, Ele olhou para o Brasil, que tem o melhor dos solos, dos povos, da alegria, e resolveu nos fazer o maior depósito de drogas, incluindo-se as químicas e as políticas.