quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Copa do Mundo em Sampa

Estamos há praticamente 1 ano e meio da Copa do Mundo e nós paulistanos, não vemos nenhuma melhora na infra-estrutura para evento de tal tamanho, pois que o estádio do Corinthians estará pronto, isso não é dúvida, mas quanto ao restante, acredito que ficaremos a desejar no que se refere a mobilização, comunicação, assistência médica, aeroporto, etc.

Nós que moramos na cidade de São Paulo, e mais especificamente na zona leste, conhecemos os problemas que a cidade tem quanto a transporte coletivo, avenidas e trânsito. Sabemos o caos que a Radial Leste é, mesmo em horários que não são de pico, conhecemos o aperto que o Metrô é, mesmo sendo um dos melhores do mundo, e nada estão fazendo para a melhoria disso. Não iniciaram sequer um projeto de acesso ou ampliação de vias para o estádio, não inciaram sequer a construção de hospitais para atender a multidão que chegará ao país. Hotéis, certamente não serão problema, pois claro que as grandes redes hoteleiras saberão se aproveitar do evento e construirão edifícios enormes 100 vezes mais rápido que hospitais construídos pelo poder público.

E quanto a nossa banda larga e nossas redes de celulares? O que será quando emissoras de todos os países mandarem para cá seus repórteres e estes presenciarem que temos uma das piores banda largas do mundo? Quando milhões de turistas não conseguirem sinal em seus celulares, sendo que nós paulistanos já somos testemunhas disso. As empresas de comunicação disseminam suas linhas e não aumentam sua capacidade na mesma proporção, aos olhos de um governo não faz nada quanto a isso. Será que estarão preparados?

Também somos vítimas do descaso da saúde e todo cidadão sabe que se precisar da saúde pública ficará horas numa fila e ainda correrá o risco de não ser atendido. Todo paulistano sabe. E quando vierem os turistas? Imaginemos um cidadão estrangeiro que passe mal ou sofra algum acidente e necessite ser levado à um hospital. Deus nos acuda!

E isso não se deve ao fato de que a atenção será voltada para a zona leste, pois para os lados do Morumbi, onde poderia ser a casa do evento, os problemas são até piores. Por lá, as avenidas tem problemas piores que a Radial Leste. Quanto a hospitais, por lá estão os melhores hospitais do país, mas são apenas pra quem pode, já que quanto a hospitais públicos, há a mesma precariedade de outras regiões.

Algumas pessoas passam o dia dizendo que o poder público deveria construir hospitais e escolas ao invés de apoiar a construção de um estádio de futebol, mas se a construção do estádio que trará a Copa para nossa cidade, que trará milhões de turistas que consumirão nossos produtos e serviços, não está sendo um ponto de partida para essas construções tão cobradas, podemos ter certeza que sem isso, as coisas seriam piores, portanto, esperemos que neste pouco tempo que resta, o governo em todos os âmbitos, se mobilize para ser um anfitrião educado e receptivo. Quanto ao nosso povo, mesmo com nossos problemas, temos a certeza de que faremos bonito.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Um time lendário

Corinthians, o que se falar ou escrever se as atitudes de seus torcedores já diz tudo, assim como diz também todo o sentimento escancarado nos rivais? O Corinthians não é um clube comum, é um fenômeno que agora está atravessando os sete mares e fincando sua bandeira em territórios estrangeiros. Perdendo ou ganhando, não importa, ninguém mais esquecerá o que é Corinthians.

Um time que dizem ser de maloqueiros, trombadinhas, analfabetos e outras rales, é na verdade o maior símbolo de inveja que se pode descrever. Se existem 30 milhões de apaixonados por ele, existe cinco vezes mais uma legião que sem nenhum motivo aparente o odeia. Dizem que somos maloqueiros, mas somos tão maloqueiros quanto muitos dos arrogantes são paulinos, dos papudos palmeirenses e santistas, já que todas as torcidas tem suas diversas classes sociais. Dizem que somos analfabetos, mas temos entre nossa torcida grandes empresários, artistas, publicitários, economistas, jornalistas, médicos, grandes esportistas, grandes pessoas comuns, pobres, ricos e como diz na música de Ivete Sangalo, gente de toda cor, gente de toda fé.

O sentimento que envolve outros torcedores no que se refere a Corinthians é o fato de que nenhum outro clube no Brasil se equipara, e segurem-se "antis"... Se o Corinthians ganhar essa Copa do Mundo de Clubes, o que tem por aqui será pouco, pois será com 102 anos, depois de sua primeira Libertadores, que o Corinthians figurará entre os maiores clubes do mundo, justamente o medo dos outros. Se perder, tentaremos de novo no próximo ano, ou no próximo, já jogando no estádio que será da abertura e jogos da Copa.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Para pessoas melhores

Postei esse vídeo em meu blog porque acho que alguns valores estão se perdendo, mas que devem continuar a ser semeados, se não por alguns pais em seus filhos, quem sabe por meio do que mais influencia as pessoas atualmente, embora mais negativamente do que positivamente, a Internet.

É uma pena que não se utilize tanto as redes sociais para difundir estes valores, e as pessoas prefiram difundir charges, tirinhas e fotos que ridiculamente acham engraçadas, e são poucas as pessoas que compartilham vídeos deste tipo, mas graças à Deus que ainda há quem compartilhe. Ainda há uma luz no fim do túnel.

Outro dia, em meu perfil no Facebook, extravasei minha indignação porque não via a mesma disposição de meus amigos em compartilhar informações importantes e vídeos deste tipo que eu postava, e percebia uma enorme disposição de alguns deles em postar porcarias da net, foi onde eu mencionei que você é o que compartilha. Posso dizer que minha intolerância foi ao limite quando um de meus "amigos" de Face, postou no perfil dela uma pequena indireta afirmando que não era obrigada a compartilhar nada que não quisesse e que só compartilhava o que ela queria, amplamente apoiada por comentários que provavelmente não sabiam nada sobre o assunto. Claro que ela tem razão sobre postar o que ela queira, sendo que o perfil é dela, mas já demonstrou algo com suas próprias palavras.

Essa mesma pessoa, comentou nesta minha postagem que eu estava bravo porque não compartilhavam minhas postagens e que eu estava só querendo chamar atenção pra mim. Pra mim minha cara? Eu queria chamar atenção para o que estamos deixando para os nossos filhos, ou seja, um mundo onde não se tem mais tanto calor humano quanto antigamente, onde não se conhece mais os vizinhos porque não se sai mais na rua, e quando saímos, é de carro com os vidros escuros, onde meu filho não pode receber os amiguinhos em casa por receio dos pais deles, onde os valores são colocados para as crianças através do que a televisão coloca, as vezes até através de mensagens subliminares, pois os pais na maioria das famílias, não se sentam mais à mesa para o almoço ou jantar e fazem suas refeições defronte a esta mesma televisão que nos molda hoje. Então minha cara amiga de Face, eu fico sim indignado porque não compartilham meus vídeos sobre solidariedade, honestidade, esperança, etc. Fico indignado, desapontado e triste, mas eu continuo insistindo.