Hoje vou escrever sobre a mais utilizada rede social no momento, o Facebook, o qual sou usuário e no qual me divirto, tiro sarro de meus "amigos" e em algumas vezes, fico por dentro de algumas coisas, já que dependendo de quem você tem adicionado, pode te acrescentar algo ou simplesmente nada. No meu caso, o que prefiro compartilhar, são demonstrações de boas ações, belas mensagens, informações úteis e importantes, boas campanhas, belas fotos, vídeos engraçados, belos vídeos, etc. Jamais compartilho vídeos de tragédias, fotos difamatórias, vídeos esdrúxulos, mensagens religiosas, gente querendo aparecer, etc. Também uso pra tirar sarro quando meu time ganha e os outros perdem, mas sempre no intuito positivo da rivalidade.
Pois bem, exposto o que faço na minha rede social, agora vou escrever um pouco da rede em si, que as vezes parece mais um muro de lamentações, um veículo de religiosidade, um mural de indiretas, uma exposição de fotografias de narcisistas, um festival de filmes mal feitos de poucos minutos, um ponto de encontro de amigos e por aí afora. Se eu for relacionar tudo o que parece, a lista será longa, mas é um espaço democrático, por enquanto sem censura e cada um publica o que quer, claro que podendo ou não sofrer as consequências. Muita gente já destruiu relacionamentos, alguns já foram presos, alguns encontrados e outros viraram celebridade por causa da rede.
Infelizmente, o uso da rede social vem se propagando um pouco pela distância que as pessoas tomaram umas das outras, até mesmo dentro de casa. No Facebook, estamos perto de quem está longe, e ficamos longe de quem está perto, ou seja, é uma faca de dois gumes e as pessoas precisam se vigiar no uso dela. Que é uma distração interessante, claro. Que é um pouco de tempo perdido, também, pois pessoas deixam de viver a realidade pra viver a virtualidade. A dose certa, ao meu ver, é conciliar os dois sem deixar que a segunda interfira na primeira.
Ao utilizar usa rede social, seja criterioso, criativo, tolerante, respeitador, divertido, narcisista, esportista quanto a brincadeiras. Compartilhe informações, não participe de fofocas e difamações, divulgue belas mensagens. A rede social está aí pra se usada de diversas formas. Saiba como conviver com ela.