quinta-feira, 17 de julho de 2014

Senso crítico

Iniciando o texto, tenho plena convicção de que não tenho o direito de julgar o que os outros publicam em seus murais, assim como sei que o Face é democrático e cada um publica o que acha que pode ou deve, mas mesmo assim vou escrever este post pra quem sabe, colocar um pouco de senso crítico na cabeça de algumas pessoas. Vale a pena tentar.

Sendo eu um usuário de Facebook como milhões de pessoas, presencio alguns compartilhamentos que acho infâmes, absurdos, ofensivos e desnecessários. São principalmente vídeos que alguém grava com o celular pra aparecer na net e lhe render alguns cliques. Claro que filmar alguém numa situação engraçada é legal pra postar e proporcionar alguns risos. Claro que filmar uma situação emocionante é legal pra postar e arrancar algumas lágrimas e mexer sentimentalmente com pessoas. Claro que passar mensagens boas é bom, ou até propagar uma fé ou ideia é aceitável, assim como até tolices, pois o espaço é democrático. Na verdade, esse post é motivado por vídeos sobre tragédias, atitudes criminosas e maus exemplos, pois todos temos consciência de que muito do que se vê, se copia ou se imita, principalmente se o propósito é aparecer e a ideia dá destaque.

Quem ainda, ao assistir Cidade Alerta, Brasil Urgente ou outro noticiário do gênero, não se aborreceu por só passar tragédia e violência? Quem não assistiu Faustão ou Domingo Legal e achou ultra desinteressante por só aparecer gente com o mesmo adjetivo? Pois é, estão levando tudo isso para o Facebook e com maior intensidade, já que lá não há limites. Já ocultei posts de filmagens de tragédias onde pessoas agonizando eram protagonistas. Já ocultei posts de gente fazendo "merda" só pra aparecer na rede. E por fim, já ocultei muita coisa que não gostei, principalmente maus exemplos e más atitudes. Me fiz valer de meu filtro cultural e moral e não quis ver. Prefiro compartilhar com meus amigos coisas que possam lhes inspirar. O que acho mais triste disso tudo é que vídeos e mensagens bem intencionadas, não tem a mesma divulgação e propagação que estes virais que algum idiota lança na rede. Pra finalizar, sei que partilho de uma visão solitária, mas é minha opinião. Assim como vejo e leio besteiras, posso estar escrevendo uma que não queira ler, sendo assim, faça como eu, oculte.